Evento 'Simbora' recebem alerta do Procon em STPublicado às 13h39 desta quarta-feira (16)

O evento privado ‘Simbora’ – que acontece na próxima sexta-feira (18) em Serra Talhada – foi alertado pelo Procon Serra Talhada (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), nesta quarta-feira (16), para a legalidade da venda de meia-entradas com antecedência.

A denúncia de que o evento ‘Simbora’ vinha negando este direito ao consumidor chegou ao Farol de Notícias esta semana por estudantes universitários inconformados com a proibição.

A nossa reportagem conversou com o Procon Serra Talhada sobre o assunto. A unidade funciona na FIS (Faculdade de Integração do Sertão), no bairro da Tancredo Neves.

“O decreto 8.537, de 5 de outubro de 2015, esclarece que essa venda de meia-entrada antecipada é um direito. Especificamente no seu artigo dez, firma que deverão ser reservados aos beneficiários já a partir do início das vendas, até para garantir uma melhor segurança e evitar tumultos e transtornos no dia do evento”, esclareceu o advogado do Procon, Marcos Inácio.

Mas, até esta terça-feira (15), o ponto de venda do ‘Simbora’ situado na Rua Cornélio Soares, no Centro, havia negado a compra de meia-entrada antecipada. Os ingressos para não estudantes estão liberados há várias semanas.

Segundo os estudantes que procuraram o Farol para denunciar, a organização do evento informou que o ingresso estudantil apenas iria ser liberado no dia do show.

PROCON ORIENTA CONSUMIDORES

O Procon orienta os consumidores que estão sentindo-se lesados com a negação deste direito, que procure a sede do Procon, no prédio da FIS, no período das 8h às 12h, para abrir uma reclamação formal. A partir daí os organizadores da festa serão notificados oficialmente, correndo o risco de sofrerem sanções previstas em lei, caso descumpram a orientação.

O OUTRO LADO

O Farol de Notícias entrou em contato com um dos organizadores do ‘Simbora’, Léo Pinheiro, para comentar o caso. O produtor disse que conversou com o Procon, nesta quarta-feira (16), e vai liberar a compra de meia-entrada antecipada a partir das 18h desta quarta.

“[A meia-entrada] vai ser liberada dentro da legalidade, até 48h antes do evento. E ficará aberta até o horário do evento ou até quando o estoque de meia-entrada esgotar”, garantiu Léo Pinheiro, alertando que há um percentual estipulado por lei de ingressos estudantis.

Assim, com a venda de meia-entradas antecipadas a partir desta quarta, os valores ficarão:

PISTA – R$ 20

VIP – R$ 40

LOUNGE – 50

AMEAÇA DE MULTA EM TRIUNFOEvento 'Simbora' recebem alerta do Procon em ST

Na semana passada, os organizadores do evento também foram alertados sobre ilegalidades na publicidade da festa no município vizinho de Triunfo. Lá, a prefeitura ameaçou multar os organizadores por sujarem o patrimônio histórico da cidade com ‘lambe-lambes’ divulgando os shows.