Publicado às 13h39 desta quarta-feira (16)

O evento privado ‘Simbora’ – que acontece na próxima sexta-feira (18) em Serra Talhada – foi alertado pelo Procon Serra Talhada (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), nesta quarta-feira (16), para a legalidade da venda de meia-entradas com antecedência.

A denúncia de que o evento ‘Simbora’ vinha negando este direito ao consumidor chegou ao Farol de Notícias esta semana por estudantes universitários inconformados com a proibição.

A nossa reportagem conversou com o Procon Serra Talhada sobre o assunto. A unidade funciona na FIS (Faculdade de Integração do Sertão), no bairro da Tancredo Neves.

“O decreto 8.537, de 5 de outubro de 2015, esclarece que essa venda de meia-entrada antecipada é um direito. Especificamente no seu artigo dez, firma que deverão ser reservados aos beneficiários já a partir do início das vendas, até para garantir uma melhor segurança e evitar tumultos e transtornos no dia do evento”, esclareceu o advogado do Procon, Marcos Inácio.

Mas, até esta terça-feira (15), o ponto de venda do ‘Simbora’ situado na Rua Cornélio Soares, no Centro, havia negado a compra de meia-entrada antecipada. Os ingressos para não estudantes estão liberados há várias semanas.

Segundo os estudantes que procuraram o Farol para denunciar, a organização do evento informou que o ingresso estudantil apenas iria ser liberado no dia do show.

PROCON ORIENTA CONSUMIDORES

O Procon orienta os consumidores que estão sentindo-se lesados com a negação deste direito, que procure a sede do Procon, no prédio da FIS, no período das 8h às 12h, para abrir uma reclamação formal. A partir daí os organizadores da festa serão notificados oficialmente, correndo o risco de sofrerem sanções previstas em lei, caso descumpram a orientação.

O OUTRO LADO

O Farol de Notícias entrou em contato com um dos organizadores do ‘Simbora’, Léo Pinheiro, para comentar o caso. O produtor disse que conversou com o Procon, nesta quarta-feira (16), e vai liberar a compra de meia-entrada antecipada a partir das 18h desta quarta.

“[A meia-entrada] vai ser liberada dentro da legalidade, até 48h antes do evento. E ficará aberta até o horário do evento ou até quando o estoque de meia-entrada esgotar”, garantiu Léo Pinheiro, alertando que há um percentual estipulado por lei de ingressos estudantis.

Assim, com a venda de meia-entradas antecipadas a partir desta quarta, os valores ficarão:

PISTA – R$ 20

VIP – R$ 40

LOUNGE – 50

AMEAÇA DE MULTA EM TRIUNFO

Na semana passada, os organizadores do evento também foram alertados sobre ilegalidades na publicidade da festa no município vizinho de Triunfo. Lá, a prefeitura ameaçou multar os organizadores por sujarem o patrimônio histórico da cidade com ‘lambe-lambes’ divulgando os shows.