OPINIÃO: Professor da UFRPE análisa dados estatísticos

Por Leandro Lucena, professor de Estatística da UFRPE/Uast

O dia das eleições municipais 2024 se aproxima e o clima de ansiedade aumenta, os institutos aferem o percentual dos candidatos e surgem dúvidas quanto aos números. Alguns pensam que os números estão errados, pois seu candidato está em desvantagem, outros afirmam que as pesquisas retratam a realidade, pois seu candidato está a frente das pesquisas e outros preferem não comentar.

Em Serra Talhada não é diferente, com a divulgação da quinta pesquisa divulgada pelo Instituto Opinião no dia 02/10/2024 no cenário espontâneo, aquele onde o entrevistado é perguntado em qual candidato irá votar e o mesmo responde sem auxílio de nenhuma forma.

A candidata Márcia Conrado aponta a dianteira com ampla vantagem 51,3%, enquanto seu principal adversário apresenta 20,3%, diferença de exatos 31,0% (levando em consideração 20,0% de abstenção no dia das eleições essa diferença de 31,0% em votos é de 15.453).

Esta diferença ainda pode ser mais ampla, visto que a pesquisa do instituto OPINIÃO apresentou 25,1% de indecisos, fazendo uma matemática simples se distribuirmos esses 25,1% de indecisos para o quantitativo de votos de Márcia Conrado (51,3%) e Miguel Duque (20,3%), tem-se que Márcia Conrado subiria para 64,2% e Miguel Duque iria a 25,3%. Logo, a diferença entre os dois candidatos é de 38,9% o que daria 19.391 votos.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

CENÁRIO ESPONTÂNEO

Pesquisas mexem com o cotidiano e ânimo dos eleitores em ST

No cenário estimulado, aquele onde o entrevistado conta com ajuda de um instrumento de mensuração onde contém os nomes dos candidatos, a pesquisa do Instituto OPINIÃO aponta a candidata Márcia Conrado na frente com 57,3%, abrindo larga vantagem de 31,3%, já que seu principal concorrente apresenta 26,0% (levando em consideração 20,0% de abstenção no dia das eleições essa diferença de 31,3% em votos é de 15.603)

Assim como no cenário espontâneo essa diferença de votos pode ser ainda mais vantajosa para a candidata Márcia Conrado, pois o número de indecisos divulgado pelo instituto OPINIÃO neste cenário é de 11,9%, fazendo a distribuição do quantitativo de indecisos pelo percentual dos candidatos Márcia Conrado apresentaria 64,1% e Miguel Duque estaria com 29,0%. Logo, a diferença entre os dois candidatos é de 35,1% o que daria 17.497 votos.

CENÁRIO ESTIMULADO

Pesquisas mexem com o cotidiano e ânimo dos eleitores em ST

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)