Professor da FIS tem tese de doutorado finalista nacional

Publicado às 05h48 desta sexta-feira (18)

O professor da FIS (Faculdade de Integração do Sertão) e editor do portal Farol de Notícias e da TVFarol, Giovanni Sá Filho, teve a sua tese de doutorado aprovada como finalista no Concurso Brasileiro Anpocs de Teses e Dissertações 2023. A tese teve a orientação da professora doutora Simone Brito.

O concurso é organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), instância máxima da pesquisa científica no país nas áreas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política. O resultado foi anunciado nessa quinta-feira (17) [veja aqui].

Foram inscritas 46 teses de todos os estados no concurso, nestes três campos de conhecimento. Desse total, a organização selecionou as 15 melhores para participar da grande final. Na região Nordeste, apenas a tese de Giovanni Filho e outra da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foram escolhidas.

O anúncio da tese vencedora será em outubro durante o 47° Encontro Anual da Anpocs que acontecerá na UNICAMP, em São Paulo. A tese de doutorado do professor Giovanni Sá Filho foi defendida no ano passado junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGS UFPB).

O trabalho destaca a formação moral de Serra Talhada, em que traça um perfil histórico sobre a transformação de valores que o município enfrentou de 1851 a 1997, através de seus costumes políticos, sociais e econômicos.

“Nela eu trabalho com as categorias elites, família, honra e política e traço um amplo painel sobre diferentes disputas envolvendo a defesa de valores morais específicos a cada contexto histórico vivenciado pelo município”, relata o autor.

Pesquisador desde 2010, Giovanni Sá Filho atua no curso de Direito da FIS lecionando a disciplina de Sociologia e Antropologia Jurídica. Tem graduação em Jornalismo, mestrado em Comunicação e Cultura e Doutorado em Sociologia, todos concluídos pela UFPB em João Pessoa.