Publicado às 04h52 deste domingo (13)

A cultura de podcasts vem crescendo em todo o mundo, com programas dos mais diversos temas e estilos diferentes. Em Serra Talhada, o projeto do passista, professor de Frevo e integrante do grupo de xaxado Cabras de Lampião, Gil Silva, estreou o seu primeiro episódio do O Boneco Gigante de Lampião neste mês de março no Youtube Sertão Frevo.

O objetivo do podcast é fazer um registro histórico, por meio de entrevistas com artistas e pessoas envolvidas com a folia de momo na cidade. Ao todo serão seis episódios do podcast com entrevistas realizadas com Humberto Cellus e Doroteia Nogueira, já disponíveis na plataforma (ouça abaixo). Além de José Orlando, Anildomá Willams e Netinha Rodrigues. A direção de conteúdo é de Carlos Sett e conta com a assistência de produção de Hícaro Nogueira.

De acordo com Gil, a ideia do projeto surgiu a partir de uma conversa informal com o casal da cultura serra-talhadense Anildomá Willams e Cleonice Maria, quando eles relataram que houve um boneco gingante em homenagem a Lampião, além de outras histórias que aconteceram nos antigos carnavais de Serra Talhada.

“Além de servir como inspiração para um dos frevos do paraibano Lourival Oliveira, Lampião ganha, em sua terra natal, um boneco gigante: Essa e outras histórias de frevo e de carnaval que traremos nesse projeto proposto pela passista, professor de Frevo e integrante do grupo de xaxado Cabras de Lampião, Branca Sousa que, a mais de dez anos, vem atuando em ações para valorização da cultura de Serra Talhada e de Pernambuco”, refletiu o artista, completando:

“Muitos moradores desconhecem que um dia a cidade contava com a saída de clubes, troças, desfiles, como também desconhecem que um dia existiu um boneco gigante desfilando na região, confeccionado pelos próprios moradores; a revelação desses fatos carnavalescos pode ajudar no fortalecimento da cultura do frevo, do carnaval e de Serra Talhada”.