Publicado às 05h06 desta sexta-feira (18)

O professor serra-talhadense José Ivan Nascimento, 33 anos, que leciona há 9 anos em faculdades e escolas da região, conquistou o 2º lugar na etapa nacional de Práticas Exitosas do programa Mente Inovadora.

O evento aconteceu na última segunda-feira (14), em São Paulo, e teve como objetivo reconhecer e compartilhar as melhores práticas utilizando elementos da metodologia do programa.

Os professores disputaram na categoria rede pública junto com outros centros de ensino do país. José Ivan se destacou pelo trabalho na escola professor Manoel de Queiroz, em São José do Belmonte. Ele utilizou o jogo ‘Mancala’ como ferramenta facilitadora do ensino de progressão aritmética.

“Eu me sinto feliz por esse reconhecimento nacional, porque ser professor nos tempos de hoje não é fácil. E ser professor reconhecido aqui no Nordeste é melhor ainda”, comemorou o docente, em conversa com a reportagem do Farol de Notícias.

A premiação que consagrou José Ivan contou com a participação de professores da rede pública do ensino médio de Pernambuco, além de diretores, formadores e secretários de educação de todo o Brasil.

“Eu tenho orgulho de ser professor. A satisfação de um trabalho bem feito enaltece o nosso coração. Não é fácil, mas a melhor arma do cidadão é a educação, ela salva uma nação”, ensinou o serra-talhadense.

O professor cresceu na Rua 4, no bairro Bom Jesus. Ele conta que antes de tomar gosto pela docência, já aos 18 anos trabalhava pegando frete na feira de Serra Talhada, também foi vendedor de ‘didas’ e picolés. Depois virou servente e até 2011 trabalhava como repositor de ferro em uma loja de materiais de construção na Capital do Xaxado.

Hoje, devido a garra e a vontade de estudar, aprender e ensinar, além de professor José Ivan é também psicanalista.

Saiba mais

A Etapa Nacional de Práticas Exitosas é um torneio que reúne projetos de diversas escolas públicas e privadas e tem como objetivo a apresentação de projetos desenvolvidos pelos professores de todo o Brasil para motivar os estudantes a colocarem em prática o aprendizado com os jogos de raciocínio lógico trabalhados em sala de aula por meio do Programa Mente Inovadora, da Mind Lab.

Na ocasião, 19 trabalhos de práticas docentes que utilizam na sua metodologia jogos de raciocínio de forma inspiradora, com impacto social no desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes, foram apresentados.