Publicado às 05h18 desta sexta-feira (28)

Os nossos olhos não são apenas o espelho da alma, eles nos possibilitam enxergar o mundo e viver cada momento com liberdade, captar gestos e planejar ações. Maria Helena de Melo Lima, 42 anos, mãe de três filhos, moradora do Alto da Conceição, em Serra Talhada, contou para o Farol de Notícias nesta quinta-feira (27), que há três anos aguarda na fila do Altino Ventura uma cirurgia de córnea pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Devido à doença, Maria Helena está com baixa acuidade visual, e há o risco de perda total da visão nos dois olhos. 

Com nível superior, formada em pedagogia, Maria Helena contou para o Farol que trabalhava como professora, mas as dificuldades com a leitura, devido à doença, a fizeram desistir da profissão em 2016. Dois anos depois, começou a “fazer bicos” como cuidadora de crianças e diarista, mas as dificuldades têm sido muitas. Hoje, o sentimento é de aflição: 

“É um sentimento de que não há esperança. Compreendo a demanda, mas não entendo tamanha demora. São três anos, e não três dias, muito menos três meses. Isso me deixa triste, também compreendo que houve pandemia e não havia possibilidade”, relatou Maria Helena.

Com o agravo da doença de córnea, carnosidade nos olhos, e o medo que o pior aconteça, Maria Helena buscou informações com um oftalmologista da cidade sobre o valor da cirurgia, mas custa R$ 5 mil. Como não tem condições financeiras, ela pede ajuda:  

“Não tenho condições no momento. Gostaria de fazer no mês que vem. É um valor muito alto, tenho três filhos que ainda dependem de mim. Meu marido é assalariado, trabalha mas só dá para se manter. Peço ajuda para que eu não perca a minha visão, esperei muito tempo e a cada dia enxergo menos. Já tentei diversas vezes juntar dinheiro, mas apareciam alguns exames para que a cirurgia fosse realizada. Afinal, tenho que fazer novos exames mês que vem”, destacou Maria Helena. 

SAIBA COMO AJUDAR

PIX: 87 999281101 – Número de celular no nome de Maria Helena de Melo Lima. 

Telefone e whatsapp para contato: ( 87) 9 9928-1101.