IMAGEM ILUSTRATIVA

Do Diario de PE

Uma ação da Polícia Militar na Avenida Guararapes, uma das vias mais movimentadas do centro comercial do Recife, terminou em tumulto envolvendo uma professora de dança que sequer era alvo da abordagem. Segundo as testemunhas, Flávia Pinheiro filmava a interpelação da PM e foi coagida a apagar o vídeo.  Assista ao vídeo aqui.

Um dos policiais chegou a segurá-la pelo braço tentando pegar o celular e, então, a mulher se jogou no chão e começou a gritar. Populares cercaram a guarnição da polícia e o local onde ela ficou caída. Ainda assim, a professora foi algemada e levada para a Central de Flagrantes, na tarde desta quinta-feira. O caso foi registrado em diversos vídeos e áudios que estão sendo repassados pelas redes sociais.

“Os policiais estavam fazendo uma ação contra o jogo do bozó. Ela estava filmando, e um dos policiais chegou perto dela e perguntou o que ela estava fazendo. Ele disse que ela não podia tirar foto ou filmar e que queria o telefone dela. Eles discutiram. Ele pegou no braço dela e começou a ser agressivo. Pegou até a algema para ameaçar”, detalhou um estudante que passava pelo local no momento da confusão e preferiu não se identificar.

Ambulantes da área informaram que, mais cedo, policiais da Rocam também estiveram na Avenida Guararapes para abordar os jogadores de bozó. “Eles foram, mas depois deixaram o pessoal sair. Ninguém aqui é viciado. É todo mundo companheiro. A tente joga apostando dinheiro, mas é brincadeira. Tudo agora é por conta do bozó. Quando eu vi que os policiais tinham ido para perto da menina que estava fotografando, gritei logo para o povo encostar também”, complementou.

Por sua vez, segundo informações não oficiais, os policiais militares envolvidos na ação disseram que a mulher só foi levada para a Central de Flagrantes por levantar uma calúnia contra o policiamento. Um aluno da professora ainda apareceu na hora e também foi levado para a Central.

A equipe de reportagem entrou em contato com a Polícia Militar, mas ainda não obteve resposta oficial sobre as denúncias de truculência.