Do Ne10-Interior

Os professores da rede estadual de ensino de Pernambuco vão decidir nesta segunda-feira (19) se as aulas presenciais vão voltar a partir desta quarta-feira (21). Será realizada uma assembleia virtual na tarde desta segunda. As atividades presenciais estão suspensas por causa da pandemia do coronavírus (covid-19).

As aulas presenciais só foram liberadas para alunos do Ensino MédioJustiça autoriza retorno das aulas presenciais de escolas privadas de Pernambuco
Uma comissão do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) terá mais uma rodada de negociação com os secretários estaduais de Educação, Fred Amancio, e de Administração, Marília Lins.

“A assembleia é muito imprevisível. O que será analisado pela categoria, à tarde, vai depender do quanto de respostas concretas tivermos na reunião da manhã com o governo. Mas posso adiantar que não há certeza sobre a nossa volta no dia 21”, disse o presidente do Sintepe, Fernando Melo.

Uma questão pode influenciar na decisão de não voltar às aulas presenciais é que as visitas a todas as escolas de ensino médio da rede estadual ainda não foram concluídas. “Das 758 escolas, conseguimos ir em 312, ou seja, nem a metade. Apesar de a maioria ter apresentado uma boa estrutura para atender o protocolo, faltam muitas a serem inspecionadas. É um aspecto que precisa ser considerado pela categoria. Nossa opinião é que as visitas devem continuar”, explica Fernando.

“Também não conseguimos fechar com o governo um documento detalhando os grupos de risco e as regras para quem não comparecer presencialmente ao trabalho por estar nesse grupo. Outro ponto é a normatização do trabalho remoto”, disse.

Datas de retorno
Se os professores decidirem voltar às aulas, os alunos do 3º ano do ensino médico retornarão na quarta-feira. No dia 27, deverão ser os alunos dos 2º anos e, no dia 3 de novembro, os alunos do 1º ano.