Pular para o conteúdo

E ALEGAM DESRESPEITO

Professores e servidores denunciam salários em atraso na Aeset

 

Gestores da Aeset - Foto: Licca Lima/Farol de Notícias
Gestores da Aeset – Foto: Licca Lima/Farol de Notícias

Professores e servidores da Autarquia Educacional de Serra Talhada (Aeset) – que envolve a Fafopst, Fachist, Fachust e Colégio de Aplicação – procuraram o Farol nesta terça-feira (21) para expor um drama envolvendo atraso de pagamento de salários na instituição.

Solicitando anonimato, por receio de perseguição administrativa, o grupo detalhou a situação de precariedade na forma como a Aeset vem sendo administrada financeiramente e cobra respeito aos trabalhadores.

“Nós, professores da Aeset, efetivos e contratados, não recebemos ainda o salário do mês de dezembro e justificativa dada pela gestão da Aeset é que, embora sejam eles os gestores, eles afirmam que não tem portaria dada pela prefeita Márcia e consequentemente não pode pagar a nós”, disse um dos docentes.

“Como se o trabalhador tivesse alguma coisa a ver com contato de gestor com cargo comissionado de prefeita ou sei lá com quem. Então precisamos tornar público isso. E outra barbaridade ilegal é que estamos no gozo de férias sem receber 1/3 de férias. Achamos isso imoral e tem colegas aqui que só tem essa renda da instituição”.

A PRÁTICA É RECORRENTE, DIZ O GRUPO 

Conforme os docentes, o atraso de salário é uma prática comum desde que a administração coordenada por Damião Medeiros e seu irmão gêmeo, Cosme Medeiros, assumiram a gestão após as eleições 2020.

“Desde 2021, quando a gestão atual começou, não se recebe em dias. É vergonhoso. A prática é recorrente. Antes, a desculpa era a inexistência de dinheiro no caixa e dependia-se da boa vontade da prefeita. Hoje, com o tão badalado curso de medicina, tem-se dinheiro no caixa, mas não se paga até o quinto dia útil do mês subsequente… Paga-se com 3, 5, 7 ou mais dias de atraso.”

“Enfim, desde 2021, quando assumiu essa atual presidência, não recebemos mais em dia, como reza a lei”.

PORTARIA PUBLICADA

Os professores fizeram questão de expor ao Farol uma prova de que a alegação do diretor Damião Medeiros não procedia, acerca de esperar a publicação de sua portaria para efetuar os pagamentos.

A categoria então mostrou a portaria 067/2025 em que José Damião Lima de Medeiros foi nomeado novamente Diretor Presidente da AESET pela prefeita Márcia Conrado.

Na tarde desta terça-feira (21), Damião Medeiros e seu irmão foram ao estúdio da TV FAROL acompanhar a entrevista da prefeita Márcia Conrado.

O QUE DIZ O OUTRO LADO?

A reportagem do Farol procurou o nomeado presidente da Aeset, Damião Medeiros, nesta tarde por volta das 15h40 e também o secretário de Comunicação da Prefeitura, Anderson Tennens.

Acionado, Damião Medeiros respondeu prontamente a reportagem dizendo que estava em uma reunião naquele momento e que depois iria nos retornar para esclarecer o que de fato estava havendo.

Até o fechamento desta edição (21h30) aguardamos a resposta de Damião Medeiros que nos enviou a seguinte nota às 21h30 de hoje.

NOTA DIREÇÃO AESET

Informamos que os pagamentos em atraso, devidamente reportados, já estão em processo de regularização.

O atraso ocorreu devido a questões burocráticas, especialmente pela transição entre gestões.

No entanto, as providências necessárias já estão sendo tomadas, inclusive junto à agência bancária, para garantir a normalização dos pagamentos o mais breve possível.

Atenciosamente,
Damião Medeiros
Presidente da AESET

 

18 comentários em Professores e servidores denunciam salários em atraso na Aeset

Prefeitura falida nas finanças e moral.
PREFEITURA FALIDA! É assim que a reeleita Prefeita Matutinha enaltece os professores. É só demagogia. Vai ficar pior sem Oposição com 16 Vereadores na Coleira.
André Lima
A prefeita Márcia tem a chance de Reparar as falhas do seu primeiro mandato e a hora é essa ! Márcia não é doida, sabe muito bem dos problemas que essa dupla de santos estão causando na Aeset! PELO ANOE DE DEUS , Márcia ! A população implora a SUBSTITUIÇÃO DESSA DUPLA COSME E DAMIÃO ! Deus nos livre desse tipo de Santos!
Marcelo Rocha
Com certeza ! Esses dois só tem nome de “santos”, mas na realidade são os capetas e vão acabar com AESET ! De onde são esses dois ? Qual a cidade? Os caras não tem votos, não são simpáticos , muito pelo contrário, são muito arrogantes, tratam os funcionários com autoridade e desprezo. Acredito que esses dois deve ter guardado um segredo muito PODRE 🤮 de Márcia para ela mantê-los nos cargos de direção. Os funcionários e à população em geral clamam pela saída desses dois, já basta! Eles já causaram confusão demais.
B. Vieira
Gente esse governo dessa prefeita ee Serra talhafa é uma vergonha. Agora essa câmara de vereadores safados vendidos tem culpa , cadê que ninguém denúncia é cobra como fazia vandinho, como está fazendo falta vandinho, esse governo e cheio de corrupção e quebrou Serra Talhada
Observador
É mto calote pra uma prefeitura só. Vcs estão lascados com tanto calote que vão levar . E ainda tem quem diga essa mulher trabalha, essa mulher pensa no povo. Na verdade essa mulher massacra o povo .
Salário é Para Quem Trabalha
Está uma verdadeira Torre de Babel essa prefeitura no início do segundo mandato de Márcia Conrado: tem pessoas comissionadas do mandato anterior que mesmo sem portaria continuam trabalhando porque são serviços essenciais que não podem nem devem parar. Aí eu pergunto e aqueles que eram comissionados na gestão anterior e se encontram de braços cruzados, passeando, em laser, de pernas pró ar vão receber o salário de janeiro uma vez que está provado que seus trabalhos não tem necessidade alguma? Pior que quem está trabalhando está sofrendo gozações desses "parasitas" preguiçosos?
Eleitor
Isso aí é o mínimo pior que a faculdade não está repassando o dinheiro dos servidores pra previdência própria tem vários anos pode apurar farol pra ver se estou mentindo e ninguém toma providência o próprio gestor lá não cobra e nem denuncia
JOAQUIM LOPES
Gostaria de saber se alguém que recebe salário que vem destinado da prefeitura recebe no dia certo o pagamento.Todos os dias é um órgão ou autarquia reclamando de atrasos, vergonhosa essa situação.
irmã dulce
O problema é que a Prefeita não assinou a portaria do povo, ta todo mundo indo trabalhar por medo de perder o emprego, mas janeiro muita gente já nao vai receber pq ela não assinou as portarias. é muita risadinha, dizendo que todos vão continuar e portaria que é bom nada. Fora os contratados que esses passam no mínimo 3 meses sem contrato. Grande decepção
Administração ridícula
A matéria foi modesta. Salários atrasados e defasados são regra, ambiente insalubre, assédio moral de todo lado por parte dos presidentes e dos parentes deles e da prefeita empregados. Uma esculhambação às claras e nenhuma autoridade toma providência. Serra Talhada é terra sem lei, uma cidade falida.
Maria Albertina
Márcia LEIA O FAROL E NOTÍCIAS ou COLOQUE SEUS ASSESSORES PARA LER E FALAR PARA VOCÊ ! O POVO CLAMA PELA EXONERAÇÃO DE COSME E DAMIÃO! Já basta de tanto ASSÉDIO MORAL NA AESET ! Se você quer acabar com a edição de serra talhada, diga logo, não precisa dessa dupla para desgraçar. Não tem quem suporte nem olhar para cara desses dois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *