Publicado às 18h desta terça (1º) – Foto: Álvaro Severo/especial

O Projeto de Lei 022/2019, popularmente conhecido como o ‘PL dos Fogos sem Pipoco’, do vereador Sinézio Rodrigues (PT) foi aprovado por 9 a 7 em segunda votação na Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST) e seguirá agora para sanção do prefeito Luciano Duque. A sessão que acolheu a medida ocorreu nessa segunda-feira (30), deixando o plenário não menos dividido. A diferença da primeira votação é que Sinézio conseguiu ampliar o apoio ao PL com mais um voto a seu favor.

Dentre as mudanças que o projeto irá provocar, além da altura dos ruídos tradicionais, a forma de vender artifícios pirotécnicos em Serra Talhada deverá ser outra, atualizando-se rumo a um comércio de fogos chamados “de vista”, que já existem há cerca 30 anos [veja aqui]. Na prática, este tipo de fogos não deixa de expandir som de estouro, mas sim, reduz consideravelmente os efeitos do seu estampido. Ou seja, o barulho habitual deverá continuar, mas bem menor.

Na visão do vereador Sinézio Rodrigues, isso representa uma modernização para os comerciantes locais. “Eu não teria apresentado este projeto se fosse para, simplesmente, extinguir a venda de fogos. Não é isso. Nós queremos dar a oportunidade de que haja a modernização, de que fogos modernos sejam vendidos, fogos que embelezem as festividades que não tragam transtornos e causem dano a qualidade de vida das pessoas. É isso que queremos”, explicou o parlamentar, em nota à imprensa nesta terça.

O vereador destaca o benefício em nome de idosos, pessoas com autismo, bebês e animais de estimação. “Apesar de não satisfazermos uma parte da sociedade, em contrapartida estaremos satisfazendo a outra parte, que é a grande maioria,  diretamente atingida. Pessoas que não se enquadram neste grupo mas que compreendem o que é ser solidário, vibram o espírito da solidariedade, também sofrem com este cenário”, argumentou. Para Rodrigues, “a visão futurística” do prefeito Luciano Duque será crucial na sanção do Projeto de Lei 022/2019, que deverá conter sanções àqueles que desrespeitem a proibição.