Fotos cedidas ao Farol de Notícias

Publicado às 06h07 desta sexta-feira (15)

O Colégio Municipal Cônego Tôrres apresentou pelo sétimo ano um de seus mais reconhecidas ferramentas pedagógicas, o Projeto Indígena. Este ano a atividade coordenada pela professora Zizinha Loureiro, trabalhou o tema “Chamado da Terra – Uma História de Resistência: Linguagens e Memórias dos povos Indígenas”.

Cotidianamente nas salas de aula os professores trouxeram temas relevantes sobre o a cultura, língua, religiosidade, costumes e gastronomia indígena de diversos povos de Pernambuco em reflexão a 2019, o Ano Internacional dos Povos Indígenas. As professoras Adriana Pessoa, Ilza Brito e Suelita Sousa são co-autoras e colaboradoras da ação.

De acordo com a idealizadora, os protagonistas do projeto são os próprios alunos, que junto aos professores desenvolvem as coreografias com o professor Willian Salvador, ensaiam as danças com o professor Anderson Cristian e as músicas com o docente Airlon. Além da comunidade escolar que se mantém envolvida, fazendo a diferença no trabalho.

“O projeto ‘Chamado da Terra’ tem como diretrizes a recuperação das memórias históricas, a valorização das línguas e ciências dos povos indígenas e o acesso aos conhecimentos e tecnologias relevantes para a sociedade nacional. Sendo assim, o Projeto tem como objetivo norteador, além de promover a integração entre diferentes disciplinas,ano a despertar o educando para as diferenças étnicas existentes em Pernambuco”, disse a professora Zizinha Loureiro.

A gestora escolar Adriana Almeida, relembrou a primeira edição do projeto na escola e agradeceu aos parceiros do município que todos os anos possibilitam a experiência multicultural para os estudantes do colégio.

“A primeira edição foi em 2012 e vem sendo aprimorado a cada ano, junto aos alunos do 6° ao 9° Ano, haja vista, as políticas educacionais formuladas a partir dos novos marcos constitucionais. O prefeito Luciano Duque e a secretária de Educação. Marta Cristina, junto a nossa gestão não medem esforços para ajudar em tudo que a escola precisa. Contamos com a presença do nosso querido Índio Fernando Nogueira da tribo Pankará. A toda equipe gestora do Colégio, a todos que compareceram, como o secretário de obras Cristiano Menezes que veio representando Luciano Duque, a Neuma Antunes, pessoa maravilhosa representando Marta Cristina, a nossa querida Sivoneide, assistente social, e Eliandro”, afirmou.