Foto: Arquivo Farol de Notícias

Publicado às 05h44 desta quarta-feira (18)

A aula espetáculo “Frevo de Todos os Sertões” do produtor artístico Gil Silva ganhou escolas públicas estaduais dos Sertões de Pernambuco. Em turnê pelas cidades de Salgueiro, Custódia, Carnaubeira da Penha e na zona rural de Serra Talhada.

O projeto visa demonstrar de forma interativa o mais pernambucano dos ritmos, incluindo palestra, apresentação com passistas que mostra a diversidade de movimentos presente no Frevo, suas famílias e variantes.

De acordo com o Gil, o trabalho segue a metodologia de Nascimento do Passo. A música é ao vivo com a Orquestra Vilabelense de Frevo e os estudantes também recebem material educativo com cartilhas em formato de cordel e certificados.

“Tivemos que fazer uma pausa no projeto devido a pandemia, agora vamos fechar o ciclo das 10 apresentações. Já fizemos seis escolas, então, retomamos neste dia 16 de maio na EREM Professor Aureliano Gonçalves no município de Carnaubeira da Penha. No dia 20 estaremos em Salgueiro, Escola Maurina Rodrigues; a Escola Municipal Brás Magalhães, na zona rural de Serra Talhada recebe a gente dia 26, e fechamos nossa agenda em Custódia, no próximo dia 27, na Escola General Joaquim Inácio”, divulgou a agenda.

De acordo com Branca Souza passista e coordenadora pedagógica da aula espetáculo, conta com o incentivo do FUNCULTURA / FUNDARPE da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

“As apresentações visam democratizar o acesso à cultura e, assim, (re)construir a identidade cultural, sensibilizar docentes e discentes, sobre a preservação do Frevo, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”, ressaltou.