Publicado às 05h32 desta segunda-feira (23)

O Professor da Unidade Acadêmica de Serra Talhada- UAST/UFRPE, Diogo Nunes, está coordenando o Projeto Caraibeira, um projeto coletivo da UAST/UFRPE com o apoio da PROEXC e de diversos parceiros, que surgiu da necessidade de comunicar e conectar a agricultura familiar e pesca artesanal com os consumidores locais no Sertão do Pajeú.

O projeto foi criado com o objetivo de oferecer uma plataforma digital para que produtores da agricultura familiar e da pesca artesanal dos municípios da Bacia do Rio Pajeú tenham uma alternativa para escoamento da produção de alimentos, no contexto de isolamento social devido à pandemia causada pelo coronavírus.

Segundo Diego Nunes, a etapa inicial é fazer o levantamento e cadastro das famílias interessadas através de uma articulação entre universidade, organizações e associações comunitárias, prefeituras e outros parceiros colaboradores. Após a coleta de informações, serão construídas algumas estratégias de comunicação para conectar os produtores diretamente com os potenciais consumidores, pessoas da sociedade civil, instituições públicas e ou privadas.

O professor destaca que o Projeto Caraibeiras não pretende ser plataforma de comércio e sim um canal de comunicação e aproximação entre produtores e rede de consumo.

“O propósito central do projeto é articular uma rede entre produtores locais e consumidores de alimentos saudáveis, aproximando a produção com o consumo. Nesse contexto, a Caraibeira não pretende ser uma plataforma de comércio, mas sim um canal de comunicação direto, para além da lógica mercadológica. Assim, esperamos, nesse sentido, não apenas buscar soluções para momentos de crise como o que atualmente estamos passando, mas criar laços efetivos e afetivos na construção de uma rede de consumo consciente.”

Outros benefícios do projeto são aproximar as pessoas através da conduta de consumo consciente e economia associativa e promover encontros e entrelaços no fortalecimento da vida no campo.

Site: www.caraibeira.com.br
Instagram: @projetocaraibeira
E-mail: contato@caraibeira.com.br