Projeto quer mapear as poetas de ST e PajeúDa Assessoria

O projeto as poetas do pajeú pretende colocar em relevo a produção poética das mulheres da microrregião do Sertão do Pajeú, dos últimos 100 anos.

O norte da pesquisa está nas implicações históricas, sociais, políticas e culturais que invisibilizaram o registro das produções e presenças das poetas pajeuzeiras na historiografia literária pernambucana e, consequentemente, brasileira.

Com a constatação dessa situação, a artista visual e poeta Mariana de Matos idealizou a iniciativa, que conta com o apoio do fundo de incentivo a cultura do governo do estado de Pernambuco (Funcultura).

No processo de busca e encontro das poetas, um conjunto de pesquisadoras está a percorrer as 17 cidades que conformam a região do Pajeú.

As reflexões da equipe se delineiam ao considerar a condição e o contexto de vida destas mulheres, para entender a poesia cultivada por elas, em suas diversas formas de manifestação, seja a metrificada seja a de verso livre, escrita, declamada ou cantada, que compõem um panorama da poesia das mulheres do Pajeú.

O projeto está desenhando vários caminhos para ter acesso aos diferentes perfis de poetas, por meio do email [email protected] e das redes sociais (Instagram e Facebook). Tanto as poetas como a população em geral podem entrar em contato e colaborar com informações.

A partir da pesquisa será criado um acervo virtual, em uma plataforma gratuita que permita o acesso público e a difusão desta produção dentro do contexto cultural pernambucano e brasileiro.

Esse espaço possibilitará maior visibilidade da produção destas mulheres que contribuíram para a formação do Pajeú, enquanto terra encantada pela poesia.

Pretende-se, ainda, desenvolver um material didático baseado nas produções das poetas, como forma de proporcionar o acesso à poesia das mulheres pajeuzeiras em ambientes educativos e contribuir na ampliação do léxico poético do Pajeú.