Prefeitos dos estados de Pernambuco e Minas Gerais estão mobilizados para realizar um grande protesto contra o governo da presidente Dilma Rouseff, no próximo dia 30 de outubro. Na Mata Norte de Pernambuco os gestores prometem fechar uma rodovia estadual enquanto outros garantem que irão fechar, mais uma vez; as portas da prefeitura. De acordo com o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), José Patriota, prefeito de Afogados da Ingazeira, o alvo mais uma vez são as reduções no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Já em Serra Talhada, o protesto não deve sair do papel. Apesar de viver reclamando das oscilações do FPM, e da crise que se instalou no governo, o prefeito Luciano Duque não deve participar dos protestos. Segundo alguns assessores, não ficaria bem para um prefeito petista participar de um protesto contra o Governo Federal.

Veja também:   Suspeitos de mandar matar Marielle Franco vão para presídios federais

A ‘fórmula’ encontrada por Duque para tentar sair do aperto foi anunciar, mais uma vez; que vai reduzir despesas. Ele esteve reunido nesta sexta-feira (25) com todos os secretários de governo com o discurso de cortar gastos, demitir servidores e até cortar salários. Luciano Duque anunciou a mesma estratégia em meados do ano mas nada saiu do papel. Hoje, a gestão petista está no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e uma das saídas, que não está confirmada, seria a demissão de mais da metade dos cargos comissionados.