FAROL com informações do Portal Brasil27

O PSDB é o líder em contratação de servidores sem concurso público, de acordo com um levantamento realizado pelo IBGE e divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo. Dos 105,5 mil servidores não concursados que trabalham nos Estados, 37,6 mil são contratados pelos oito governadores tucanos. No ranking, o PT, com quatro governadores, tem 23 mil vagas, e o PMDB, também com quatro, tem 21,6 mil, ocupando o segundo e o terceiro lugares na lista.

Se for considerada a quantidade de cargos para cada 100 mil habitantes de cada Estado, o PT se torna líder, enquanto o PSDB cai para a quinta posição. “Apenas na chamada administração direta, da qual estão excluídas as vagas comissionadas das empresas estatais, o número de funcionários subordinados aos gabinetes dos governadores ou às secretarias de Estado sem concurso público chega a 74.740, o suficiente para ocupar 98% do maior estádio do Brasil”, aponta a reportagem, se referindo ao Maracanã, no Rio.

Veja também:   Irã nega participação em ataque contra Salman Rushdie

Nos Estados, a proporção de servidores não concursados que trabalham em cargos de confiança na chamada administração direta é de 2,8%. No governo federal, o total dessa categoria equivale a 0,7%. Já na administração indireta dos governos estaduais, há mais 30.809 funcionários comissionados que não prestaram concurso. Enquadram-se nesta categoria os servidores de autarquias, fundações e empresas públicas, segundo a metodologia da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais.

EM SERRA

Já em Serra Talhada, a expectativa é grande para que o novo prefeito Luciano Duque (PT) realize um novo certame. Durante o governo Carlos Evandro (PSD) foi aplicado um concurso para o funcionalismo municipal, mas que acabou anulado pouco tempo depois após comprovações de fraude. Até agora, os inscritos não foram ressarcidos do valor da inscrição.