Da CNN Brasil

O PT (Partido dos Trabalhadores) anunciou nesta sexta-feira (15) que irá apresentar um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à Câmara dos Deputados. O documento deverá ser entregue na semana que vem.

De acordo com a legenda, o documento foi assinado por movimentos sociais, organizações civis, entidades e representantes da comunidade jurídicas e outros partidos, como o PSOL. Há conversas para que o PCdoB também apoie o pedido.

Até o começo de abril, o discurso oficial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do PT, o maior partido de oposição ao atual governo, era o de que Bolsonaro havia sido eleito para um mandato de quatro anos e que o partido não deveria endossar uma campanha para que fosse retirado prematuramente do cargo.

Nesta quinta-feira (14), Lula também disse apoiar a cassação de Bolsonaro. “Rodrigo Maia precisava pegar uma das dezenas de pedidos de impeachment e colocar logo em votação”, escreveu em seu perfil do Twitter.

“Bolsonaro é incapaz de dar resposta à crise que estamos vivendo e não tem condições, nem capacidade administrativa e humana de conduzir o país. Briga com todo o mundo, e não protege o povo brasileiro”, disse a presidente do PT, a deputada federal paranaense Gleisi Hoffmann.

PEC por eleições

O partido disse que lutará pela aprovação de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que prevê eleições gerais para a presidência em casos de vacância do cargo.

“O PT entende que não basta encerrar o governo Bolsonaro, mas que é preciso substituí-lo por um governo eleito pelo povo”, disse o partido em comunicado sobre o pedido de impeachment.