O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), enfrenta nesta sexta-feira (4), a primeira onda de protestos contra o seu governo. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintest), três categorias realizam parada de 24 horas contra o projeto que aumenta a alíquota da previdência: professores, servidores da secretaria de Obras e os Agentes de Endemias. Este número pode aumentar no decorrer do dia.

O embate descortina um cenário inusitado: quem está a frente dos protestos é o próprio Partido dos Trabalhadores (PT) na pessoa do vereador Sinézio Rodrigues, que já programou passeatas, carreatas contra o governo e cogitou também deflagrar uma ampla greve envolvendo vários setores. Nesta sexta-feira, o vereador já tem uma estratégia montada. “Vamos nas escolas, secretarias e repartições públicas para conversar com os servidores. Hoje é dia de parada”, ratificou o petista.

A ação dos servidores insatisfeitos contra o aumento da alíquota de 11% para 13,5% também tem implicações no legislativo. Ninguém quer ser o líder do governo Luciano Duque, o que acaba criando um cenário de isolamento na Câmara de Vereadores. Na próxima segunda-feira (7) vai acontecer a terceira sessão ordinária sem que ninguém defenda o prefeito das críticas da oposição. A falta de diálogo com os parlamentares, ao longos destes nove meses, trouxe consequências graves para o governo. Ainda não se sabe se tudo isso serviu de lição.