Quanto tempo demora para receber o bolsa família após o cadastro?
Quem corre o risco de perder o Bolsa Família sem revisão cadastral? (Imagem: FDR)

Por FDR Notícias

Esse processo deve ser feito em uma unidade do CRAS. No local, a família precisará solicitar a inclusão no CadÚnico. O cadastro é utilizado pelo Governo Federal para identificar e selecionar as famílias que serão atendidas por seus programas sociais.

Para efetuar o cadastro é preciso que um responsável familiar compareça até o local de atendimento com os seguintes documentos:

  • documento de identidade com foto;
  • CPF de todos os moradores da casa;
  • comprovante de residência atualizado.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Após esse processo, a família já está apta a ser incluída no Bolsa Família. Para tal, ela também precisa obedecer o critério de renda definido pelo Governo Federal. Atualmente ele determina que a família beneficiada deverá ter a renda mensal por pessoa de, no máximo, ¼ de salário mínimo. Em 2024, o total deverá ser de R$ 353.

Veja também:   Análise: o que vai acontecer com o preço da gasolina após a eleição?

O processo de inclusão é realizado após uma análise do Governo FederalNo entanto, não há prazo para que isso seja realizado. Caso seja aprovada, a família receberá uma carta comunicando sobre a liberação do pagamento. Além disso, ela também receberá o cartão do benefício.

Veja as formas disponíveis para consultar se a família foi incluída no Bolsa Família:

  • Consulta ao Número de Identificação Social (NIS): o número é fornecido no momento do cadastro. Com ele, a família pode consultar o status da sua inscrição em postos de atendimento do programa, no aplicativo ou site do Bolsa Família;
  • Aplicativo Meu CadÚnico: outra opção é usar o aplicativo Meu CadÚnico que também libera informações sobre o benefício. Nele, a consulta pode ser feita de forma prática liberando a necessidade de deslocamento;
  • Site do CadÚnico: para quem não tem smartphone, a consulta pode ser feita por meio do portal em um computador;
  • Central telefônica do Ministério da Cidadania: para quem não tem acesso a internet, outra opção é ligar para o número 0800 707 2003 e realizar uma consulta sobre o status do cadastro.
Veja também:   PIS/PASEP zerado? Entenda como descobrir o valor exato que irá receber