Quatro deputados PE estão na lista oficial do pedido de impeachment
Quatro deputados pernambucanos estão na lista oficial do pedido de impeachment contra Lula. Após fala do presidente sobre Israel, o instrumento já alcança 92 assinaturas pelo país e deve ser protocolado, já nesta terça-feira (20).
Os parlamentares Clarissa Tércio (PP); assim como o Coronel Meira, Fernando Rodolfo e Pastor Eurico, todos filiados ao PL no estado; se alinham ao clamor da também deputada Carla Zambelli, da mesma legenda em São Paulo, que tem encabeçado o movimento.
O argumento toma como base o trecho do Artigo 5, da Lei nº 1.079/1950, que caracteriza como de responsabilidade contra a existência política da União “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

Veja também:   'Empregada doméstica estava indo pra Disney', diz Guedes

A crise diplomática causada pelos comentários do presidente Lula (PT) comparando a guerra na Faixa de Gaza ao Holocausto vem se intensificando, desde o Início da semana. Nesta esteira, Israel declarou o petista como “persona non grata” enquanto o Brasil convocou o embaixador israelense em Brasília.

No último domingo (18), em Adis Abeba, capital etíope, onde participou como convidado da cúpula anual da União Africana, Lula declarou que a ofensiva de Israel contra o movimento islamista Hamas, em Gaza, não era “uma guerra, mas um genocídio” e a comparou a “quando Hitler decidiu matar os judeus”.

Veja também:   Filha de Temer presta depoimento à PF

Contrariando as alianças, quatro partidos que possuem ministérios da gestão de Lula, também aparecem no pedido de impeachment, são eles União Brasil, Republicanos, Partido Social Democrático (PSD) e Partido Progressistas (PP). Juntos, os grupos respondem por 20 assinaturas, sendo cinco do PP, duas do PSD, três do Republicanos e 10 do União Brasil.