Publicado às 04h14 desta terça-feira (12)

O número de queixas de violência doméstica em Serra Talhada cresceram 9,8% em 2020, comparado com o volume de boletins de ocorrência do ano anterior, 2019, segundo dados do setor de estatística da Polícia Civil que o Farol teve acesso. No ano passado, a Delegacia local registrou 480 ocorrências do tipo.

Já em 2019, foram 437, o que significa um aumento de 43 denúncias a mais de um ano para o outro. Esses números, no entanto, tendem a ser ainda maiores devido a quantidade de mulheres que sofrem violência, mas não prestam queixa, esclarece a sargento do 14º BPM (14º Batalhão de Polícia Militar), Clécia Marques.

Veja também:   ST dos anos 50 com 'pés' no passado e no futuro

SARGENTO CLÉCIA MARQUES, DO 14º BPM, FALA SOBRE PROTEÇÃO ÀS MULHERES VIOLENTADAS EM SERRA TALHADA

Ela faz parte da equipe da patrulha Maria da Penha em Serra Talhada e vem monitorando a segurança de 120 mulheres ameaçadas na capital do xaxado, geralmente, por seus companheiros, filhos e netos. Em entrevista nesta segunda-feira (11) ao programa Falando Francamente, da TV FAROL no YouTube, a sargento comentou como é o trabalho da Patrulha e disse que em boa parte as vítimas vem sofrendo agressões psicológicas.

“Nós acompanhamos cerca de 160 mulheres vítimas de violência doméstica, aqui em Serra Talhada são 120 e 46 mulheres em São José do Belmonte. A faz visitas e se houver necessidade a gente vai duas a três vezes na semana [na casa da vítima], caso não seja necessário a gente faz uma vez na semana ou uma vez ao mês, vai depender da questão de como ela se encontra e a relação dela [com o agressor] após a medida protetiva”.

Veja também:   Evento fortalece nome de médico na chapa de Márcia

PERFIL GERAL DAS VÍTIMAS

“Os bairros Vila Bela e Bom jesus tem maior quantidade de vítimas. A grande maioria são do lar, na faixa de 20 a 30 anos, são mulheres jovens, a maioria com filhos, dois três filhos, e alguns casos a violência doméstico é causada por filhos, netos… E aí a patrulha também acompanha. Na nossa área a gente faz um apoio geral, tem mulheres que são vítimas de violência doméstica que não registram [a queixa na Delegacia] e a gente procura todas as medidas necessárias e cabíveis para cada vítima”, esclareceu a sargento Clécia Marques.

O número para acionar a Patrulha Maria da Penha para denúncias de violência doméstica:

190 (190 Mulher)

Ou disque denúncia do 14º BPM (whatsapp) – com sigilo garantido: 87 – 9 9995 – 4641