Do G1

Barbados se tornou oficialmente uma república na segunda-feira (29) à noite, já madrugada de terça (30) no Brasil, em uma cerimônia que retirou o status de chefe de Estado da rainha Elizabeth II.

Em outubro, o território de quase 290 mil habitantes elegeu, pela primeira vez na história, uma presidente que substituirá a rainha Elizabeth II como chefe de Estado.

Na ocasião, o parlamento de Barbados elegeu, de forma indireta, Sandra Mason, de 72 anos, como presidente – que tomou posse nesta terça-feira.

Primeira mulher a integrar o tribunal de apelações da Suprema Corte, ela se tornou, em 2018, a representante oficial da rainha na ilha, sob o cargo de governadora-geral.

Com a eleição de uma presidente, Elizabeth II perdeu sua soberania sobre Barbados. O “divórcio” com a Coroa britânica foi anunciado em setembro de 2020 pela própria governadora-geral.

“Após obter a independência há mais de meio século, nosso país não pode duvidar de sua capacidade para se autogovernar”, disse Mason em um discurso na capital Bridgetown.

 

A ilha, que agora se afasta da Coroa, continua sendo membro da organização Commonwealth, grupo de nações que integram a chamada Comunidade Britânica.