Quem não tem teto de vidro que atire a 1ª pedra, por Bel Alves

Publicado às 05h20 desta quinta-feira (1)

Por Bel Alves, moradora de Serra Talhada

É impossível alguém em seu primeiro mandato tomar as rédeas do “mundo” e resolver todos os problemas contidos em uma cidade que sai e entra prefeito deixando desmantelos históricos para serem resolvidos, reformados e, em muitos casos, até reconstruídos.   

O ex- prefeito Luciano Duque, em seu primeiro mandato, cometeu erros, e com o tempo foi moldando-se e formando-se em um governante com bons requisitos. Não é perfeito, mas é um homem muito centrado em seus deveres.                 

Quem não se lembra das brigas entre os ex- prefeitos Dr. Carlos Evandro e o atual deputado estadual eleito Luciano Duque. Quando foi eleito, em seu primeiro mandato como prefeito, acusou seu antecessor de deixar uma dívida no valor de 10 milhões, dos anos 2012 e 2013. Depois, Dr. Carlos Evandro apontou contra o ex-prefeito Luciano Duque, o acusando de querer ser prefeito mesmo sabendo das dívidas, e que teria feito mal uso do dinheiro público com o Anel Viário e a Festa de Setembro, alegando uma dívida de 15 milhões deixada de cobrir devidamente. 

Vai e vem, disputas e acusações eram vistas pelo povo como num circo, cujos palhaços eram os eleitores. Além de muitos shows desnecessários de acusações em quase um “loop temporal” de desavenças.

Hoje, vemos que a vítima da vez é a atual prefeita Márcia, que “sozinha” vem recebendo rajadas de artilharia pesada de uns que sonham incansavelmente retornar ao “paraíso”, à Prefeitura Municipal de Serra Talhada. Por outro lado, até quem não deveria levar “chumbo grosso” vem levando. Isso é injusto, incorreto e pura covardia. Nenhum governante fará milagres em seus primeiros anos de mandato. Vamos lembrar ou, melhor ainda, relembrar que a prefeita Márcia Conrado está entrando em seu SEGUNDO ANO DE MANDATO.

Uns estão a colocar “os carros na frente dos bois” falando em 2024, como se ainda não restassem mais de DOIS ANOS DE MANDATO para a prefeita Márcia, para montar seu modo de governo e mostrar seu potencial administrativo em termos positivos e negativos; e serem avaliados não por outros políticos, mas sim pelo povo. Esses sim são os jurados que irão legitimar a nota da gestão da prefeita Márcia e reelegê-la ou não.

É muito fácil julgarmos, esquecermos nosso teto de vidro e partirmos para ataques covardes contra os outros, contanto que quem esteja atirando não tenha seu teto de vidro à mostra. Percebe-se nitidamente que o medo de uma líder que está surgindo anda assombrando muitos por aí afora. Aprendam a respeitar, aprendam que todos temos nossas cotas diárias de deveres e direitos, e temos que exercer com muita dedicação e cautela. 

O governo atual de Márcia Conrado tem o que mudar? Tem! Mas, fazer pré-avaliação do governo que ainda não foi modelado ao modo dela é um ato covarde e injusto. Muitos dos que hoje criticam receberam o teor similar das críticas que jogam para os outros, esquecendo de um fato muito importante, ela não foi vice-prefeita de ninguém para conter a experiência e o conhecimento necessário da noite para o dia. Para tudo precisa de tempo, e o tempo da prefeita Márcia Conrado precisa ser respeitado, pois uma líder nata chegará. 

Eu, como eleitora e cidadã comum, vejo um grande esforço da prefeita Márcia Conrado, cujo histórico, como Secretária da Saúde na gestão do sr. ex-prefeito e atual deputado estadual Luciano Duque, foi impecável e invejável. Ela se doou e se dedicou no que foi confiada. Eu sei que igualmente ela está se empenhando e se destacará positivamente em todos os aspectos necessários no decorrer do seu mandato, que ainda é “prematuro” para mostrar todo seu desenvolvimento adequado e sonhado. 

Até Deus precisou de sete dias para fazer o mundo! Como podem avaliar o banquete que ainda está no forno?  Vamos ter mais calma e, acima de tudo, ter mais desejo em cooperar e não atrapalhar. O diálogo é uma fonte que derruba mal entendimentos. Espero que em algum momento possam escolher essa grande ferramenta de boa construção de valores, em prol de nossa cidade e para todos os cidadãos.