Líderes de facções criminosas, estupradores, traficantes de alta periculosidade. A Polícia Federal divulgou, nesta semana, a lista dos 10 criminosos mais procurados do País. Saiba quem são eles e que delitos cometeram, segundo as investigações da polícia. E, caso reconheça algum deles ou tenha alguma pista sobre o paradeiro, denuncie por e-mail ([email protected]) ou pelo WhatsApp da Polícia Federal: (61) 9.9262.8532.

Nessa segunda-feira (20), a Polícia Federal também lançou um aplicativo para consultas de pessoas que estão sendo procuradas no Brasil.

Confira o ranking dos 10 mais procurados:

1 – Carlos Eduardo do Amaral Pinheiro, 45 anos

pf1

Um dos principais integrantes de um organização criminosa no âmbito da administração pública municipal de Coari (AM), que atuou entre 2004 e 2008, com o objetivo de fraudar licitações e desviar recursos públicos oriundos de convênios federais e de royalties pagos pela Petrobras, em decorrência da exploração de petróleo e gás em área daquele município.

Carlos foi denunciado por crimes contra a fé pública, contra licitações públicas, crimes de responsabilidade, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

2 – Gilmar José Beseggio, 50 anos

pf2

Procurado por furto qualificado, lesão corporal, associação para o tráfico de substâncias entorpecentes. É procurado também pelo homicídio de um Agente de Polícia Federal e outras duas tentativas de homicídio de agentes de Polícia Federal que combatiam o tráfico de drogas, em um sítio em Pimenteiras do Oeste, mediante emboscada/dissimulação, ocultação de cadáver do policial, bem como subtração de uma submetralhadora 9mm e um revólver Magnum.

Veja também:   Concurseiros em fila de espera serão ouvidos

3 – Marcelo Gomes de Oliveira, 36 anos

pf3

Comandava organização criminosa especializada tráfico de entorpecentes. Nos anos de 2012 e 2013, a quadrilha foi responsável pelo transporte de 9.825 kg de cocaína e movimentou mais de R$ 83 milhões. Praticou ainda, no Distrito Federal e em Goiás, lavagem de dinheiro quando, de forma livre e consciente, ocultou e dissimulou a origem de bens e valores oriundos do tráfico de cocaína, bem como utilizou o lucro para a aquisição de vários bens móveis e imóveis – realizando a conversão do dinheiro ilícito em ativos lícitos, em compra de fazendas, cabeças de gado, veículos de luxo, arrendamento de postos de gasolina, dentre outros, mediante operações envolvendo nomes falsos e “laranjas”.

4 – Marco Rodolfo Rodrigues Ortega, 43 anos

pf4

Marco Rodolfo Rodrigues Ortega (ou Carlos Renato Quiroz), nascido no Chile, participou do sequestro de Washington Luiz Olivetto, com o fim de obter a vantagem patrimonial indevida de U$ 10 milhões, a partir de seu resgate. A vítima foi submetida a constrangimentos e intenso sofrimento físico e moral, mediante violência e grave ameaça.

Veja também:   Suspeito confessou assassinato de Bruno e Dom, diz Polícia Federal

5 – Oswaldo Paes de Almeida Júnior, 64 anos

pf5

Acusado de assédio sexual contra duas de suas filhas menores – sendo uma portadora de deficiência física. O procurado constrangeu-as à prática de atos libidinosos mediante violência e grave ameaça de cunho moral. Além disso, o procurado praticou atos violentos contra seu filho, também menor, com episódios de agressões físicas que puseram em risco sua saúde.

6 – Roger Ulrich, 63 anos

pf6

Procurado por ter, em março de 2004, agredido a então companheira, Ana Júlia de Sousa Rebelo, em um bar, ameaçando-a de morte, sendo impedido por populares. Ato contínuo, ao chegar em casa, após tentar manter relações sexuais com a vítima, agrediu-a com um banco de madeira na cabeça, deixando-a desmaiada. Na sequência, arrastou seu corpo até a janela da casa, jogou-a de uma altura de três metros e a deixou na rua sem prestar ajuda. Ana Júlia teve uma grave lesão irreversível na coluna vertebral, que a tornou paraplégica.

Veja também:   Candidato ao governo de SP após tiroteio: “Atacados por criminosos”

7 – Santo Martinello, 60 anos

pf7

Procurado por abuso sexual e homicídio de uma criança de 6 anos de idade. O acusado era empregado da família da vítima em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso.

8 – Silvana Seidler, 50 anos

pf8

Procurada pelo assassinato de sua filha, de sete nos. A menina foi encontrada sem vida em um dos cômodos do imóvel onde residia com a mãe e o irmão, no interior de uma caixa coberta com roupas.

9 – Vilma Cristina de Oliveira, 42 anos

pf9

Integrante de organização criminosa voltada ao tráfico internacional de pessoas, com atuação desde 1999. Foi responsável pelo envio de centenas de mulheres brasileiras para a Espanha, para trabalharem como prostitutas em uma rede de casas de prostituição mantida pelo grupo organizado conhecido como “Rede Cacique”.

10 – William Gaona Becerra, 45 anos

pf10

Willian Gaona Becerra (ou Frederico Antonio Aribas), colombiano, participou do sequestro de Washington Luiz Olivetto, com o fim de obter a vantagem patrimonial indevida de U$ 10.000.000,00, a partir de seu resgate. A vítima foi submetida a constrangimentos e intenso sofrimento físico e moral, mediante violência e grave ameaça.

Do JC Online