Publicado às 04h15 desta quarta-feira (3)

Questionado sobre uma possível alta nos contágios e nas mortes por covid-19 em Serra Talhada após a volta de todas as atividades comerciais num momento em que o coronavírus está em plena ascensão no município [veja os números], o prefeito Luciano Duque disse que está avaliando os riscos de uma reabertura, mas que “tem que contemplar todos os setores da sociedade”.

Na visão do prefeito, “quem é gestor tem que ter coragem de tomar decisões e ter ousadia. Não é ser frouxo ou medroso.” Duque foi indagado por um ouvinte durante o Programa Farol de Notícias, na rádio Vilabela FM, no último sábado (30), que perguntou se o prefeito não teme que a culpa por uma elevação de mortes na cidade caia sobre o seu ‘colo’ e afete o desempenho da secretária Márcia Conrado nas eleições 2020.

“Acho que Serra Talhada não merece uma discussão nesse nível neste momento. Apostar no pior é lamentável. Se vou perder eleição ou ganhar eleição, isso pouco importa”, rebateu o prefeito. “Tem uns [comerciantes] que querem abrir e outros que querem fechar. Se o custo disso for eleição [de 2020] percamos a eleição, mas salvemos a economia e as vidas”, complementou.

CONDIÇÃO DE UTI

“Leitos estarão abertos. Esta semana chegaram mais 10 respiradores [para o Hospam], serão montados 5 leitos de UTI [no Hospam] e 5 com respiradores, então nós já vamos ter garantidos estes leitos de UTI. E para além disso, Recife e Região Metropolitana estão reduzindo [os casos de contaminação], e já têm leitos ociosos de UTI. Caso haja qualquer descontrole [em Serra Talhada] nós já temos para onde mandar [os pacientes]. [Mas] ninguém vai tomar nenhuma decisão sem um planejamento estratégico”, garantiu o prefeito.

Atualmente, Serra Talhada tem 139 casos confirmados da doença, 14 em investigação, 835 casos descartados, 79 recuperados e 5 óbitos. A morte mais recente ocorreu nessa terça-feira (2), no Hospam, vitimando uma mulher de 44 anos [veja aqui].

LEIA TAMBÉM

ST amarga agora o 5º óbito por covid-19 nesta 3ª