A Secretaria de Saúde de Serra Talhada já fez o dever de casa muito antes do esperado. O Ministério  da  Saúde (MS)  anunciou, na última segunda-feira (7), um plano de combate ao mosquito da dengue, informando que a Capital do Xaxado teria direito a um repasse mensal de R$ 46,867,50,  mediante a entrega de um plano de contigência, a ser entregue até o dia 5 de dezembro.
 
“O plano de contigência foi enviado ao Ministério no último dia 4 de novembro. Estamos tranquilos com relação a isto”, disse a secretária de Saúde, Socorro Brito. O FAROL recebeu uma cópia do documento, que contém 22 páginas, onde consta toda a estratégia de combate  a doença. Aliás, Serra Talhada teve avanços históricos neste aspecto, garante o documento.

Num passado recente, a cidade chegou a ser destaque no cenário estadual, pelos altos índices de focos do mosquito transmissor. De janeiro de 2011 até agora foram apenas 135 casos notificados e apenas 47 confirmados. “Isto dá menos de um caso por habitante”, comemora Aron Lourenço, Gerente do Núcleo Municipal de Vigilância em Saúde. “Nosso trabalho serviu como referência até num encontro em Brasília. Estamos no caminho certo”, finalizou Aron Lourenço.