Da CNN Brasil

Foto: Reprodução

A Rainha Elizabeth II, de 94 anos, que no mês passado recebeu sua primeira dose de vacinação contra a Covid-19, encorajou o público a seguir o exemplo, dizendo que não doeu e aqueles que estavam preocupados deveriam pensar nos outros.

A monarca e seu marido de 99 anos, o príncipe Philip, que está no hospital com uma infecção por Covid, receberam as vacinas de um médico doméstico na residência da rainha no Castelo de Windsor. A idade coloca os membros mais altos da realeza no grupo prioritário para lançamento da vacina contra o coronavírus.

“Depois de tomar a vacina, você tem a sensação de que sabe está protegido, o que acho muito importante e, pelo que pude perceber, foi bastante inofensivo”, disse a rainha em uma videochamada com autoridades de saúde que supervisionam vacinas nas quatro nações do Reino Unido.

“Foi muito rápido e recebi muitas cartas de pessoas que ficaram muito surpresas com a facilidade de receber a vacina. E a injeção – não doeu em nada”, acrescentou ela, comparando o vírus a uma praga.

Mais de 18,6 milhões de britânicos já receberam sua primeira injeção da vacina da Covid-19, e celebridades, incluindo o cantor Elton John e o ator Michael Caine, aderiram a campanhas que incentivam as pessoas a aceitarem ofertas da injeção.

O ministro de vacinas da Grã-Bretanha disse esta semana que entre 11% e 15% do público estava hesitante em receber a injeção, particularmente entre grupos étnicos minoritários, em meio a teorias de conspiração em torno das vacinas.

“É obviamente difícil para as pessoas que nunca tomaram uma vacina, porque devem pensar em outras pessoas além de si mesmas”, disse a rainha, que descreveu o lançamento da vacinação na Grã-Bretanha, uma das mais rápidas do mundo, como ” notável” .

Outros membros da família real, incluindo o príncipe Charles, herdeiro do trono, e seu filho, o príncipe William, têm visitado centros de vacinação nas últimas duas semanas para agradecer aos funcionários e voluntários por seu trabalho.

No entanto, isso ocorre em meio à preocupação com a saúde do príncipe Philip, o duque de Edimburgo, que foi internado em um hospital de Londres na semana passada e desde então passou nove noites lá recebendo atendimento médico por causa de uma infecção não especificada.

O palácio disse que Philip, que completa 100 anos em junho, estava confortável e respondendo ao tratamento, mas provavelmente permanecerá no hospital por vários dias.

Na terça-feira (23), o duque e o filho mais novo da rainha, o príncipe Eduardo, disseram que ele estava “muito melhor” e, no dia anterior, William disse que seu avô estava “bem”.