Ranking de 2022 aponta que torcedores do Cruzeiro são os que mais apostam

A área dos palpites esportivos está em alta no momento, com pessoas de todo o Brasil apostando em partidas de futebol e jogos de outros esportes com uma frequência cada vez maior. E segundo o ‘Relatório Convocados’, elaborado pelo economista César Grafietti, especialista em finanças do futebol, os torcedores do Cruzeiro, Bahia e Atlético são aqueles que mais fizeram apostas esportivas no país em 2022.

Os rivais mineiros estão no top 3 entre os que mais apostaram no ano passado. Conforme dados do estudo, o primeiro posto é ocupado pelos cruzeirenses, com 45% dos entrevistados afirmando que já apostaram em algum site. Na terceira colocação estão os atleticanos, com 37%, enquanto entre o Raposa e o Galo está o Bahia, com 40% dos torcedores tendo feito algum palpite esportivo em 2022. A pesquisa também divulga que foram apostados R$ 31 bilhões pelos entrevistados. Segue a lista completa das torcidas que mais apostam e as respectivas porcentagens:

  1. Cruzeiro – 45%
  2. Bahia – 40%
  3. Atlético – 37%
  4. Vasco – 36%
  5. Fluminense – 36%
  6. Flamengo – 35%
  7. Internacional – 34%
  8. Botafogo – 33%
  9. Palmeiras – 33%
  10. São Paulo – 32%
  11. Corinthians – 30%
  12. Santos – 28%
  13. Grêmio – 20%

Vale notar que muitos desses apostadores podem ter aproveitado o bônus de cadastro de apostas oferecido por algumas operadoras aos novos clientes. Segundo o confiavel.com, existem várias casas de apostas com promoções atrativas de cadastro, oferecendo um saldo extra para que o jogador tenha algumas vantagens logo no momento de testar a plataforma, assim como freebets, bônus sem depósito, cashback, recargas e supercotas. Por fim, o confiavel.com também dá dicas para que os usuários aproveitem esses bônus ao máximo, avaliando cada operadora e trazendo informações relevantes, como o seu rollover, as cotas oferecidas e os tipos de apostas cobertas.

Operadoras

Quanto às torcidas do Atlético e Cruzeiro, que estão no top 3 do ranking divulgado pelo ‘Relatório Convocados’, é importante mencionar que esses clubes são patrocinados por grandes empresas do setor. A Betano, por exemplo, operadora de Portugal, é a patrocinadora máster do Atlético, estampando a sua marca na parte mais valorizada da camisa atleticana. Já o Cruzeiro é patrocinado pela Betfair, outra grande marca do mercado dos palpites, que estampa a marca mais nobre da camisa.

Mesmo com esses patrocínios de peso, a pesquisa descobriu que 27% dos entrevistados que fizeram apostas esportivas em 2022 usaram a plataforma da Bet365, uma das maiores do Brasil. A Betano representou 20% das apostas realizadas, enquanto a Sportingbet e Pixbet empatam no terceiro lugar, cada uma sendo representada por 14% do público. A Betfair segue essas plataformas, com 6% dos apostadores a representando, seguida pelas Loterias da Caixa (3%), Blaze (3%), Betway (3%) e Betnacional (2%).

Em relação aos valores apostados, os gastos em média por mês por apostas variaram, e grande parte dos usuários das casas de pitacos palpitaram entre 21 e 50 reais mensais (28%). Enquanto isso, 26% apostaram entre um e 20 reais, 20% palpitaram entre 51 e 100 reais por mês, 11% deram palpites entre 101 e 200 reais por mês e 7% apostaram entre 201 e 400 reais. Por fim, 4% dos participantes não quiseram responder e 3% palpitaram entre R$ 401 e R$ 1 mil por mês.

Metodologia

A pesquisa quantitativa pessoal que originou o ‘Relatório convocados’ foi feita através de um questionário semiestruturado, de acordo com os organizadores. As informações foram coletadas nas principais cidades do Brasil por meio da internet entre os dias 14 e 28 de outubro de 2022.

O público entrevistado reside na área do estudo e tem 16 anos ou mais. Foram feitas 2.100 entrevistas em 2022, e o grau de confiança é de 95% com uma margem de erro de 2%, conforme os dados divulgados pelos organizadores.