violencia-contra-mulher-02Do G1/PE

Entre janeiro e outubro deste ano, 187 mulheres foram assassinadas em Pernambuco segundo a Secretaria estadual da Mulher. São quase quatro mortes por semana. Ainda assim, o Mapa da Violência 2014 do Instituto Sangari mostra que o estado caiu da 2ª para a 16ª posição no ranking dos estados brasileiros que mais registram homicídios de mulheres. Os dados foram apresentados nessa terça-feira (25), Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher. Segundo o levantamento, o número de mortes passou de 320 para 253 entre 2006 e 2013.

Ainda segundo o estudo, em 2006, a taxa de assassinatos de pessoas do sexo feminino era de 7,2 por 100 mil. Em 2007, caiu para 6,1 e no passado ficou em 5,2. A menor taxa deste período foi registrada em 2012: 4,4 por 100 mil mulheres, o que equivale a 210 homicídios. O número deste ano representa uma queda de 8,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

“A Secretaria [da Mulher] foi criada em 2007 e, desde então, realiza diversas ações que contribuem para a melhoria desses dados”, comentou Bárbara Kreuzig, titular da pasta, durante a coletiva de imprensa que apresentou a pesquisa na manhã desta terça. Neste período, a pasta investiu R$ 55 milhões na aplicação da Lei Maria da Penha, por meio das delegacias especializadas da mulher e da Patrulha Maria da Penha, em parceria com as polícias Civil e Militar.

Monitoramento eletrônico dos agressores, Central de Atendimento à Mulher e mutirão judiciário para dar celeridade ao julgamento de processos nas Varas de Violência Contra a Mulher são outros projetos criados com este objetivo.

“A violência não se enfrenta apenas com a polícia, é preciso haver uma integração entre diversos órgãos para ter resultados efetivos. É uma coisa complexa, que não é solucionada apenas com ações pontuais. Precisamos pensar tanto na parte judicial, quando na proteção e no apoio das vítimas de violência doméstica”, reforça a Diretora de Enfrentamento da Violência de Gênero da Secretaria da Mulher, Fábia Lopes.