Rapadura gigante vira atração em Santa CruzPublicado às 05h48 desta quarta-feira (12)

O prefeito do município de Santa Cruz da Baixa Verde, Irlando Parabólicas, aos poucos vem concretizando o sonho de assegurar a pequena cidade no roteiro turístico do Brasil.

Durante entrevista ao programa Falando Francamente, na TV Farol, o prefeito revelou que o monumento de uma rapadura gigante, construída na entrada da cidade, já virou atração para os visitantes.

“Ela já tem um ano de trabalho. É feita em concreto armado, são 20 toneladas, foram três muques para colocar ela, dois dias de serviço. Nós somos a capital mundial da rapadura, entretanto, a gente não tem esse reconhecimento ainda. Eu coloquei a rapadura como bem material na Câmara de Vereadores, coloquei agora na Assembleia Legislativa. A gente vai para o Congresso Nacional, porque é um produto que não tem registro ainda. A gente colocando como bem material, igual tem o queijo, de minas, a cachaça. Nós vamos ter o bem material que é a rapadura, consagrando a nossa cidade e fazendo jus, eu fiz uma rapadura de 20 toneladas, com quase nove metros de altura, então, passou em Santa Cruz, o camarada vai parar de todo jeito, porque é a coisa mais linda do mundo”, disse Irlando Parabólicas, informando que o monumento ainda falta ser pintado.

25ª FESTA DA RAPADURA

Rapadura gigante vira atração em Santa Cruz

Ainda durante a entrevista, o prefeito detalhou a programação da 25ª Festa da Rapadura, que acontece em Santa Cruz da baixa Verde, de 20 a 23 de outubro.

“Uma coisa que eu fiz que ninguém valorizava, eu fiz a Noite Gospel, dia 20, vai ser com Alice Maciel na abertura. É um evento que não é para as igrejas, mas sim  para Deus; porque a gente se preocupa com tanta coisa na vida, e não se preocupa com uma coisa tão importante, que a gente tem certeza, que é a morte. A gente tem que saudar a Deus onde estiver. Na sexta-feira já começa o evento para arrochar, a gente vai ter o Wallas Arrais, o Michel Brocador, e o Vicente Nery fechando na sexta-feira. No sábado, a gente já tem outras atrações que são importantes. Estamos fechando com Marcynho Sensação; temos o Gilliard, que é o cantor da nossa época, que leva um público diferente, da nossa geração; temos o Kennedy Brazzil, valorizando também os artistas locais, e o Marcinho. Todas as noites temos artistas da terra, o Tchê Cantor, Natanael, Cristiano Aboiador, Limão com Mel e o Vitor Fernandes. O evento vai ser até às três da manhã”, explicou Irlando, reforçabdo:

“A gente vai ter um fato histórico, nós vamos ter a maior rapadura do mundo. Rapadura mesmo, para o pessoal comer e levar para casa, uma rapadura de oito toneladas. Eram cinco, eu aumentei para oito. A maior de todos os eventos. Rapadura de cana, não é rapadura de açúcar não. Hoje, a gente já começou a cortar cana. Também fui cortador de cana, o meu pai era dono de engenho, meu avô era dono de engenho, eu fui dono de engenho também. A minha história foi em cima de engenho, e a gente que é Nordestino sabe que é suado a gente trabalhar nesse Sertão, para comprar uma camisa. Só quem sabe é o homem do campo e a mulher do campo, o sofrimento que é. Eu passei por tudo isso, então eu faço esse evento com mais orgulho ainda”.

Assista na TV Farol: