Raquel fecha hospital de retaguarda em neurologia

Do JC Online

Aberto em março de 2022 para evitar o colapso do Hospital da Restauração (HR), que é a maior emergência pública do Norte e Nordeste do Brasil, o Hospital de Retaguarda em Neurologia (HRN), no Prado, Zona Oeste da cidade, será fechado no próximo dia 30.

A confirmação é do governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que anunciou um processo de readequação de leitos na manhã desta terça-feira (20).

Infelizmente, o que a SES chama de incremento na sua divulgação representa um déficit, confirmado pelos profissionais de saúde ouvidos pela coluna Saúde e Bem-Estar, deste JC.

Com a abertura do Hospital de Retaguarda em Neurologia (HRN), equipes do HR contam que a unidade no Prado cumpria o papel de oferecer assistência neurológica com dignidade aos pernambucanos.

Mas, desde o dia 15 deste mês, o HRN não recebe mais novos pacientes, pois fechará as portas daqui a 10 dias.

Com isso, o Hospital da Restauração (HR) volta a ter o cenário caótico na emergência neurológica.

Localizado no Derby, área central da cidade, o HR desponta mais uma vez com superlotação: nesta terça-feira (20), há 66 pacientes pelos quatro corredores da emergência neurológica.

“Todos lotados, e os pacientes começam a ir para áreas em frente ao refeitório e ao laboratório”, denuncia uma médica do HR.