Publicado às 14h15 desta terça-feira (13)

O deputado federal Sebastião Oliveira alertou que o governo Luciano Duque comemorar bons resultados no Idepe (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco) é uma “piada de mau gosto”. Falando ao programa Frequência Democrática, nesta terça-feira (13), o líder do bloco ‘azulão’ afirmou que fez as contas e constatou que a Capital do Xaxado ficou, na verdade, em último lugar dentre as cidades do Pajeú. Ainda, conforme Sebastião, fora da região, Serra aparece – dentre os municípios de mesmo porte – com os menores índices na educação no estado. Na semana passada, em entrevista de rádio, o prefeito Duque e a secretária Marta Cristina afirmaram que estavam orgulhosos com o desempenho da Escola Municipal Antônio Medeiros, segunda colocada no Idepe, referente aos anos finais do Ensino Fundamental.

“Acho que isso é uma piada de mau gosto. A Prefeitura de Serra Talhada ficou em último lugar na posição do Idepe, mostrando que não adianta trazer uma pessoa [a secretária Marta Cristina] para cuidar da educação se o modelo da gestão e se o gestor da prefeitura não tem compromisso com a educação. Isso é mais uma prova de que educação não se personifica. Tem que ser um compromisso pessoal do gestor e tem que ser feito como o Governo de Pernambuco fez na Educação, [quando] nós pegamos o pior o Ideb na Educação Básica no governo em 2006, quando Eduardo [Campos] foi eleito, e hoje é o melhor do país né? Porque foi um compromisso pessoal do governador Eduardo Campos em seguida do governador Paulo Câmara. Então, educação precisar ser um compromisso pessoal do gestor e numa gestão que imprima qualidade em todos os serviços, que bonifique os professores e escolas que dão resultados, que amplie vagas no ensino integral, que tenha um conteúdo programático que diminua a evasão escolar”, disparou Sebá, reforçando:

“Então, isso nós não vemos em Serra Talhada. Por isso, a cidade sustenta os piores índices da educação na região do Pajeú. Perde para todos os municípios da região do Pajeú e dentre as cidades do porte dela, [seu desempenho] é um dos menores do Estado de Pernambuco. Então, é vergonhosa a educação que a administração pública de Serra Talhada imprime para nossas futuras gerações. E isso, a milícia eletrônica e digital do prefeito vai dizer que é ‘fake news’, mas não é ‘fake news’, não. São dados apontados pelo Governo do Estado e também pelo governo federal em relação aos índices da educação. Quando eu digo que o governo tem muita espuma e pouco conteúdo eu continuo afirmando e sempre faço as minhas críticas embasado em fatos e não personalizo as críticas. Eu não tenho nada [pessoalmente] contra Luciano. Mas contra a sua gestão que é desastrosa”.

SAIBA MAIS

Escola de Serra Talhada conquista 2º lugar no Idepe