duque c 10Após a assinatura da ordem de serviço para calçar 16 ruas no bairro da Cohab, em Serra Talhada, o prefeito Luciano Duque (PT) se empolgou e mesmo em tempos de crise, quer entrar 2016 com o ‘pé direito’ com relação a novas obras. Em conversa com o FAROL, o petista disse que enxerga momentos melhores para a capital do xaxado, e cita como exemplo emendas alocadas pelo senador Humberto Costa. Animado, Luciano Duque fez críticas a setores da oposição que, segundo ele, se irritam todas as vezes que o governo anuncia um novo empreendimento na cidade.

“É isso, eu acho que não é fácil. Eu observo muito as críticas dizendo: ‘ah, ele vai construir, mas não vai botar para funcionar’. Essa história soa como música nos ouvidos de muitos oposicionistas que só pensam e só querem o mal”, disparou o prefeito, citando como exemplo o planejamento na área de saúde.

“Quando a gente planejou lá atrás, a gente tinha ideia das dificuldades que nós teríamos, e quando eu assumi tinha 12 unidades de saúde da família, projetei que ia chegar a 90%. Hoje a gente tem 23 e queremos chegar a 26 ou 28, vai depender do fluxo de recursos”, disse o prefeito, afirmando que uma medida da presidente Dilma Rousseff permitindo que recursos do orçamento impositivo fosse utilizado para custeio vai facilitar investimentos em 2016.

“O que significa isso, por exemplo, Humberto Costa colocou R$ 1,5 milhão de emenda para custeio. Eu vou pegar esse recurso e vou transformar não para mão de obra, mas para medicamento, para equipamentos, para atendimentos, para contratação de mais serviços de média complexidade e alta complexidade”.

SEM PREOCUPAÇÃO

Por conta disso, segundo o prefeito, não há motivos para muitas preocupações em 2016, apesar da crise que assola estados e municípios. “Eu não estou tão aperreado com a saúde não, no ano que vem. Porque com esse recurso extra a gente consegue administrar bem, agora estou preocupado com educação, preocupado com as outras áreas, que o custeio está faltando. A verdade é essa, você tem redução de recursos, aí falta dinheiro para um monte de coisa. Então, você começa a atrasar algumas coisas e isso preocupa a todos nós governantes”, revelou Duque.