A secretária de Saúde de Serra Talhada, Socorro Brito, abriu o verbo nesta terça-feira (28) durante entrevista à rádio A Voz do Sertão AM. A ex-primeira dama do município direcionou críticas ao modo de atuação da oposição ao governo Duque (PT), que vem tecendo críticas, segundo ela, somente à gestão da saúde realizada pela prefeitura, evitando analisar também os problemas do Hospam (Hospital Agamenon Magalhães), gerido pelo Estado. Socorro Brito provocou ao afirmar que é preciso criticar de forma construtiva, postura que não estaria sendo tomada pela oposição. “Diferente disso é fazer politicagem, e não política”, disparou.

A secretária de Saúde não se furtou em exemplificar alguns dos problemas enfrentados pelos pacientes ao procurarem atendimento no Hospam. E relatou o caso de um garoto de 16 anos que teria passado mais de 15 dias com um grave problema num dos pés à espera de ajuda dentro do hospital. “Não sei se é ético eu falar sobre isso, mas vou falar: esse garoto, de família humilde, estava lá por 16 dias dentro do Hospam com um problema sério no pé e nem sequer vieram fazer um curativo no menino. A família acabou vindo pedir ajudar ao médico Carlos Evandro (seu marido e ex-prefeito)”, revelou Brito, incitando:

“Então porque a oposição não fala do Hospam? Não fala dos problemas de escala (de médicos), dos atendimentos de urgência… E só vem falar da atenção básica? Eu sei que temos problemas na atenção básica e isso vai voltar ao normal em breve. Mas o serviço de saúde em Serra Talhada só vai andar bem quando cada um deixar de ficar criticando o outro (estado e município) e procurar complementar o outro. Só acredito numa política de saúde séria quando nós todos darmos as mãos”.