Um jogo entre os blocos de oposição e governo na Câmara de Vereadores de Serra Talhada promete ganhar cenas emocionantes nos próximos dias. O vereador oposicionista Paulo Melo (PR) vai centrar fogo para consolidar o projeto de lei que aumenta de 10 para 17 o número de cadeiras legislativas a partir de 2013. 

Quinze vagas já estão asseguradas pela Lei Orgânica Municipal mas o parlamentar quer aumentar ainda mais duas, baseado em estudos do IBGE, que prevê um aumento populacional na cidade a partir de agosto. A reação contra a ideia de “Paulão” parte exatamente do bloco governista, que não quer ver esta proposta tramitando sob nenhuma hipótese.

Seis parlamentares já fecharam questão contra o chamado Projeto 17, entre eles; o petista Zé Pereira. “Sou totalmente contra isso. O povo não deseja este aumento de cadeiras na Casa. As necessidades da Câmara são outras”, alerta o petista. Opinião similar tem a vereadora Vera Gama.

“Não há clima para ter 17 vereadores em Serra Talhada. Está se resgatanto o que existiam antes:15 parlamentares é o ideal”, disse. Os petebistas Agenor de Melo e Zé Raimundo, além de Antonio Rodrigues e Ronaldo de Deja, já entraram em acordo em barrar a iniciativa de Paulo Melo.

Corpo a corpo

Mas o republicano e ex-presidente da Câmara não se dá por vencido. Ele garante que a partir desta segunda-feira(14) vai realizar um trabalho corpo a corpo com cada parlamentar. ” Já tenho o apoio dos vereadores Gilson Pereira, Marcio Oliveira e Peinha de Tião.

Conversei com Ronaldo de Deja há um mês e ele  demonstrou interesse. E Agenor de Melo está pensativo sobre o tema”, disse Paulo Melo, garantindo que não vai desistir de lutar por um número maior de cadeiras na câmara. Para o projeto ser aprovado precisa da assinatura de pelo menos sete vereadores.