Da Folha de PE

ma receita médica viralizou, nessa terça-feira (4), devido ao cuidado de uma estudante de medicina que, ao se deparar com um paciente analfabeto, colou diferentes fitas adesivas coloridas nas caixas e anotou os horários referentes a cada fita na receita.

Manuela Lemos, aluna de medicina em Belém, no Pará, explicou em seu Facebook que a ideia veio em conjunto com a médica Rayssa Pinheiro Miranda, que havia comprado as fitinhas pensando em adesivar os remédios dos pacientes.

Na terça-feira, Manuela se deparou com um paciente que, apesar de ter as caixas adesivadas, não conseguia lembrar o significado de cada fita e continuava tomando os medicamentos de forma incorreta. Manuela então falou com Rayssa, perguntando se poderia fazer uma receita como ‘legenda’ para as fitinhas.

No seu post no Facebook, Manuela agradeceu o carinho recebido pela sua atitude.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, a taxa de analfabetismo da população brasileira com 15 anos ou mais foi de 7%. A taxa representa 11,5 milhões de pessoas que ainda não sabem ler e escrever. A população total brasileira é de 208.790.312.