debate-candidatos-farol-4Fotos: Farol de Notícias/Alejandro García

selo-eleições-2016-farolO primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Serra Talhada, promovido na tarde desta segunda-feira (12) pela escola estadual Irnero Ignácio, na Câmara de Vereadores, no Centro, captou o grau de rivalidade entre os postulantes Victor Oliveira (PR), Luciano Duque (PT) e Otoni Cantarelli (PCdoB). A iniciativa, que reuniu dezenas de estudantes e militantes das chapas majoritárias, foi um ‘ponta pé’ importante para a preparação das equipes de campanha de olho nos debates de rádio que ocorrem a partir da próxima semana.

Na Câmara de Vereadores, a plateia se dividiu numa verdadeira rinha política ao ponto de alguns militantes mais exaltados desrespeitarem os avisos dos organizadores do debate, que pediam insistentemente por mais respeito e ordem. Não adiantou: gritos, aplausos e vaias interromperam constantemente os pronunciamentos dos candidatos. Do lado de fora, a disputa também estava acirrada, com as militâncias azul e vermelha erguendo bandeiras e entoando jingles de campanha a favor de cada prefeiturável.

O debate iniciou às 14h30 e chegou ao fim por volta das 17h levantando discussões estratégicas sobre vários aspectos da gestão servindo também como palco para a troca de farpas entre os concorrentes, onde se observou uma já esperada polarização de provocações entre Victor Oliveira e Luciano Duque.

De um lado, o candidato do PR bateu na tecla da incompetência do atual prefeito para gerir e resolver os principais problemas do município. Victor reforçou várias vezes que o governo escolheu gastar R$ 16 milhões em contratações de comissionados só em 2015 ao invés de se concentrar nos reais ‘gargalos’ da cidade.

Já o candidato do PT alertou que seu adversário carrega apenas um ‘rosto novo’, mas representa os interesses de um projeto politico arcaico e ‘coronelista’ que não consegue mais atender as expectativas dos serra-talhadenses. No meio da linha de fogo, Otoni Cantarelli sustentou um discurso de valorização dos servidores, prometendo mais diálogo com a população e desafiou Duque e Victor a serem mais propositivos.

ESPORTE/EDUCAÇÃO

Neste quesito, Victor Oliveira garantiu a construção de quadras poliesportivas em praças e todas as escolas de Serra Talhada, enfatizando a importância da criação de projetos esportivos para evitar a entrada dos jovens nas drogas. O republicano ainda expôs a crítica sobre a falta de fardamento escolar e o baixo desempenho de Serra no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) comparado com outros municípios da região.

Duque enfatizou que construiu quatro ginásios esportivos, além da Academia da Saúde do Mutirão, o CEU das Artes na Caxixola e a construção de quatro creches. Disse ainda que o seu governo quadruplicou o atendimento da educação infantil e erradicou o caminhão ‘pau de arara’ do transporte escolar, além de abrir concurso público para a contratação de professores.

O petista disse ainda que Victor mentiu durante o debate ao denunciar que a merenda escolar do município só tem “bolacha com suco”. Luciano enfatizou ainda a entrega de mais de 100 lousas digitais para os alunos, o início da construção da escola do Bom Jesus e anunciou a licitação da escola do Ipsep para outubro. O petista também comemorou a inauguração da sede do IFSertão até o final do ano e exaltou a nota do município no Ideb, alegando que não se pode comparar o desempenho de Serra com o de cidades menores.

Otoni garantiu apoiar a criação de grêmios escolares para que eles auxiliem às direções das escolas na cobrança por demandas, inclusive para a compra de fardamento escolar.

SAÚDE

Duque enfatizou a entrega de 15 unidades básicas de saúde e rebateu críticas de Victor dizendo que ele mentiu quanto ao caso da UPA 24h. Entre as alegações, o prefeito disse que o seu governo “pagou o que foi executado” pela empresa e que está claro o interesse dos adversários em se aproveitar do caso politicamente. Duque disse ainda que chegou a 90% da cobertura do atendimento básico de saúde no município e quer atingir 100%. “Na gestão passada sequer chegava a 60%”, cutucou. Sobre a promessa do hospital municipal, culpou os opositores – citando Sebastião Oliveira e seu irmão, Waldemar – de tentarem barrar a retomada da maternidade Clotilde Souto Maior para o município.

Na saúde, Victor Oliveira apontou para a paralisação da obra da UPA 24h no bairro do Ipsep, denunciando o caso como uma falta de compromisso de gestão do prefeito do PT e prometeu valorizar a categoria dos agentes municipais de saúde. Além disso garantiu a abertura do Samu criticando a falta de capacidade de Luciano em colocar o serviço para funcionar. Também denunciou que todos os postos de saúde inaugurados pelo prefeito foram de projetos deixados pelo ex-gestor Carlos Evandro.

Otoni disse que iria fazer um levantamento para identificar o déficit de médico e funcionário nos postos e depois abrir concurso público para suprir as vagas.

SEGURANÇA 

Victor enfatizou que Duque não cumpriu com a palavra dita em 2012 de instalar câmeras de segurança na cidade e disse que, diferente do petista, irá cumprir a promessa. O republicano revelou que já preparou um projeto, com ajuda do comando da Polícia Militar, de instalar um sistema integrado de câmeras de seguranças nas principais vias da cidade e garantiu estimular e valorizar o trabalho da guarda municipal, que segundo ele está esquecida.

Duque enfatizou que a competência da segurança pública é do Governo de Pernambuco. “O governo do Estado é quem tem essa competência e não está exercendo!”, disparou o petista, em tom enérgico, mas afirmando que isso não o impede de buscar parcerias para tentar resolver a questão. O petista disse ainda que ‘governar é fazer escolhas’ e disparou contra Victor: “Essa história de dizer que foi fulano quem deixou (projetos engatilhados), mas quem está sentado na cadeira de prefeito e executou fui eu!”.

Já Otoni Cantarelli argumentou que é preciso primeiro realizar um estudo para identificar os principais pontos onde as câmeras devem ser instaladas.

INFRAESTRUTURA/URBANIZAÇÃO E MORADIA

Victor disse que a prefeitura precisa incentivar a iniciativa privada para atração de empregos e investimentos, alertando que o governo municipal não tem suporte para empregar todo o mundo. Ele alertou para a grande quantidade de pessoas que estariam empregadas na máquina pública e que estariam sendo pagas até para “bater palmas” para o prefeito durante o debate. Victor prometeu também criar mais pontos de wifi grátis na cidade e incentivar artistas locais com a criação de eventos nos bairros.

O republicano disse ainda que Luciano foi o grande beneficiado pela gestão do ex-prefeito Carlos Evandro que garantiu também a chegada do Programa Minha Casa, Minha Vida em Serra Talhada e pelo fato do seu avô, Inocêncio Oliveira, ter negociado o terreno para a instalação das moradias. Victor destacou ainda o projeto de instalação de subprefeituras rurais para atender as necessidades dos moradores do campo e diminuir o número de comissionados que estariam inchando a prefeitura. “São R$ 16 milhões só em contratos comissionados, mais que Garanhuns”, alertou.

Já Luciano Duque enfatizou que Serra Talhada foi a primeira cidade a criar um plano de mobilidade urbana, a ser beneficiada com centenas de moradias no Minha Casa, Minha Vida. Sobre isso, disse que o candidato ‘azul’ está equivocado em querer desconsiderar a sua atuação enquanto prefeito para atrair e ampliar o programa federal no município. Luciano também rebateu a provocação de Victor, afirmando que não tinha “pago ninguém” para bater palmas para ele no evento. O prefeito destacou ainda que Serra é a primeira cidade de Pernambuco no ranking de MEI’s (microempreendedores individuais) por conta da política executada no seu governo, como ressaltou a atração do ‘Sistema S’ (Senac, Sest, Sesi) para o município.

Otoni garantiu preparar projeto para melhorar as estradas vicinais da zona rural.

MEIO AMBIENTE

Duque ressuscitou a promessa de 2012, de construir um parque ambiental, que – segundo ele – ficará ao lado do shopping center que está sendo construído no Centro da cidade. Além disso, destacou a criação de uma sementeira na sua gestão e a distribuição de cerca de 40 mil mudas de árvores à população. O petista disse ainda que está resolvendo a questão do fim do lixão. Além disso, reconheceu a necessidade de fiscalizar o despejo de lixo hospitalar no Rio Pajeú.

Por sua vez, Victor Oliveira disse que a promessa de Luciano de criar um parque municipal acabou virando um loteamento privado perto do shopping “do irmão dele”. Victor enfatizou a necessidade de entregar um parque municipal que realmente saia do papel e do campo das promessas. O republicano não esqueceu de alertar também que a permanência do lixão pode inviabilizar o aeroporto municipal. Já Otoni garantiu viabilizar um plano urbanístico com foco na arborização da cidade.

Nas pausas do debate, os candidatos contaram com a ajuda de seus assessores
debate-candidatos-farol-7debate-candidatos-farol-8debate-candidatos-farol-13

Participação dos estudantes foi um dos pontos importantes do debate

debate-candidatos-farol-9debate-candidatos-farol-10debate-candidatos-farol-3

Os candidatos também trocaram ideias antes e durante o debate

debate-candidatos-farol-2debate-candidatos-farol-1debate-candidatos-farol-5debate-candidatos-farol-12victor-e-duque-debate-farol

Após o evento, os candidatos foram recepcionados pelas suas militâncias

dsc_1004-41 dsc_1004-64