O Partido dos Trabalhadores aumentou em 2.613% o número de procura por filiações no último final de semana. A direção nacional do partido atribui a elevação exorbitante do percentual à uma reação espontânea da população que discordou da decisão de execução das penas do ex-ministro José Dirceu e do ex-presidente do PT José Genuíno.

As 392 novas fichas de pré-filiação foram preenchidas em todo o País, entre sexta-feira (15) e domingo (17), após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Relator do caso na Corte, Joaquim Barbosa decretou a prisão dos réus, negando a apresentação dos embargos infringentes.

Com a imagem associada à corrupção, o PT iniciou, nesta terça-feira (19), uma campanha de filiação nas redes sociais. Através de uma publicação no Facebook, divulgada na página oficial do partido e compartilhada por mais de 340 perfis, incluindo o da presidente Dilma Rousseff (PT), os petistas anunciaram o crescimento no número de pré-filiados e disponibilizaram o link para novas filiações.

Veja também:   Empresário “sumido” por 2 dias foi orar: “Pensei que seria rápido”

Na publicação, o partido externa a sua posição política sobre a decisão do Supremo. “A tentativa de criminalizar nossos companheiros, por meio de julgamento injusto e nitidamente político do STF, provocou a reação imediata e espontânea dos brasileiros”, diz a nota, intitulada “Todos com o PT”. De acordo com a publicação, foram preenchidas 392 fichas de pré-cadastro no PT, contra 15 registradas no fim de semana anterior.

Em Pernambuco, a direção estadual ainda não divulgou o balanço de novas pré-filiações nesse período. Até um dia antes da execução da penas, a cúpula do PT havia optado por manter distância dos ex-dirigentes do partido envolvidos no caso do Mensalão. A executiva temia a contaminação eleitoral do julgamento do STF nas campanhas de 2014. Entretanto, após o relator da Corte decretar as prisões, a comoção dos antigos filiados pressionou a cúpula do partido para a mudança de postura.

Veja também:   Suspeitos de mandar matar Marielle Franco vão para presídios federais

(Do JC Online)