luciano-duque-600x337FAROL com informações do Diário de PE

Na manhã desta segunda-feira (23), na abertura do 2º Congresso Pernambucano de Municípios, os prefeitos receberam do governador Paulo Câmara (PSB) a notícia de que o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) será mantido em 2015. Mas eles também serão informados das novas regras do programa. Entre elas, a decisão de só liberar as parcelas da edição 2014 para o gestor que tiver concluído 100% das obras do FEM de 2013 e de 2014. Essa foi a maneira encontrada para acelerar o cronograma de obras que, em algumas cidades, está bastante atrasado.

O problema é que Serra Talhada ainda não teve as prestações de contas de 2013 aprovadas e esse pode ser um entrave para que o município fique sem receber as próximas parcelas. A Capital do Xaxado é uma das poucas da região onde se identificaram falhas. No site do FEM, as contas de 2013 seguem “em análise” referente ao polêmico projeto inconcluso de asfaltamento do bairro Ipsep. A prefeitura informou ao Governo do Estado que a data prevista para inaugurar a obra seria em março de 2014.

FEM 2013: status “em análise” evidencia o risco de Duque não receber a terceira parcela

fem

Segundo o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, a intenção do governo com as mudanças é aprimorar o fundo e garantir a boa aplicação dos recursos. “E isso pode se dar por meio de travas de execução dos projetos anteriores. Então, para acessar o FEM 2015, o prefeito vai ter que concluir as obras iniciadas no FEM 2013 e no 2014”, esclareceu o secretário Danilo Cabral. Já as contas do FEM de 2014 da Prefeitura de Serra Talhada foram aprovadas.

Durante entrevistas à imprensa, o prefeito Luciano Duque tem responsabilizado o governo do Estado pelo atraso nos trabalhos e chegou a dizer que estaria sendo perseguido pela gestão estadual. Boa parte dos trabalhos iniciados no Ipsep já sofrem com a ação do tempo. O governo deve usar os novos recursos, casos sejam liberados, para restaurar o que jâ havia começado.

FEM 214 mostra status “aprovado” à Prefeitura de Serra Talhada

fem 1-001