Publicado às 05h40 desta terça-feira (9)

Durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST), nessa segunda-feira (8), foi derrotado o Projeto 009/2017 de autoria do vereador Antonio de Antenor (PR), subscrito por mais quatro vereadores da oposição, que abolia o recesso de 60 dias na Casa Joaquim de Souza Melo.

Atualmente, os parlamentares têm recesso nos meses de janeiro e junho, e como o projeto não teve votos suficientes, a regalia ficou mantida.

Na prática, o projeto contou com 11 votos favoráveis pelo fim do recesso duplo e apenas cinco pela manutenção do privilégio. Mas como se tratava de uma alteração na Lei Orgânica do município, seriam necessários 12 votos para aprovação. Dois fatores contribuíram para a derrota da proposta: O voto contra do vereador Pinheiro do São Miguel, que não votou com a sua bancada, e a ausência do vereador Paulo Melo, que faltou a sessão porque estava gripado’.

Antes da votação, alguns parlamentares, entre eles, Antonio de Antenor e André Maio, tentaram mostrar aos colegas que a Câmara tinha que ouvir a voz das ruas e acabar com o recesso duplo.

“A sociedade não aceita mais este tipo de comportamento e vai nos cobrar, juntamente com a imprensa, precisamos mudar este cenário”, disse Antenor, recebendo apoio de Maio. “Sou contra o recesso duplo porque temos que respeitar a população”.

TROPA DE CHOQUE

Mas de nada adiantou. Quem funcionou como ‘tropa de choque’ na tribuna foram os vereadores Nailson Gomes e Pinheiro do São Miguel. Nailson, aliás, engavetou a proposta por dois anos, quando foi presidente da Casa. “Sempre disse ser contra esta ideia de redução”, defendeu o parlamentar. Pinheiro ainda foi mais provocativo: “Quero que me provem se esta redução vai diminuir as despesas da Câmara. Me provem?”.

Outro ponto negativo na sessão ordinária dessa segunda-feira (8) foi a ausência da população e movimentos sociais, como por exemplo, o Acorda Serra, que ignorou o debate.

Saiba quem votou contra e a favor do fim das férias dupla.

A FAVOR DO FIM DAS FÉRIAS DE 60 DIAS

Antonio de Antenor, Vera Gama, Rosimério de Cuca, Jaime Inácio, Dedinha Inácio, Manoel Enfermeiro, Zé Raimundo, Sinézio Rodrigues, Ronaldo de Deja, André Maio, Romério do Carro de Som.

CONTRA O FIM DAS FÉRIAS DE 60 DIAS

Nailson Gomes, Agenor de Melo Lima, Pinheiro do São Miguel, Alice Conrado e Antonio Rodrigues.

AUSENTE

Paulo Melo