Em Mirandiba, a 64,3 km de Serra Talhada, os vereadores aguardam ansiosos o parecer do Pleno do Tribunal de Contas do Estado. Uma rejeição do recurso do prefeito seria uma confirmação de que o TCE rejeita as contas do atual gestor, Bartolomeu Carvalho (PR), e daria à Câmara de Vereadores o poder de tornar inelegível o prefeito reeleito – o que provavelmente aconteceria, já que a Câmara Municipal é composta em sua maioria por membros da oposição, provocando a convocação de um novo pleito.

Com as contas de 2009 e 2010 rejeitadas pela 1ª Câmara do TCE, o prefeito Bartolomeu Carvalho entrou com recurso o processo está com o Pleno do Tribunal. Caso rejeitem o recurso de Bartolomeu, reiterando a rejeição de suas contas, o poder de julgamento passado para a Câmara Municipal, que tem maioria oposicionista entre os 9 vereadores. Se a Câmara acatar a decisão do TCE de rejeitar as contas, Bartolomeu – reeleito com 49,95% dos votos – torna-se inelegível, o que provocaria a convocação de uma nova eleição.

É isso o que querem os vereadores, os três candidatos da oposição derrotados e parte da população, que protestou em frente ao TCE na manhã desta segunda-feira (15), pedindo mais agilidade do Pleno. As rejeições das contas de 2009 e 2010, que tiveram relatoria respectivamente dos conselheiros Marcos Loreto e Valdecir Pascoal, estão, hoje, nas mãos de Romário Dias (2009) e Carlos Porto (2010). Esteve presente no TCE o presidente da Câmara de Mirandiba, o vereador Hélio de Estevão (PSD), afirma que a pressão no TCE é uma resposta à população, que os estaria pressionando também. “Viemos dar uma resposta à população. Parte dela acha que nós somos omissos com relação a estas contas. Então viemos visitar os escritórios de Romário Dias e Carlos Porto. Já tivemos as respostas deles de que irão agilizar isso”, afirmou Hélio.

Parece contraditório que a população faça pressão contra o prefeito reeleito por ela. Mas, na verdade, há muitos mirandibenses que se queixam de que muitos votos são de “forasteiros” – pessoas de municípios vizinhos que transferiram o título para Mirandiba em troca de alguma vantagem. Em abril deste ano o semanal da Rede Globo, Fantástico, exibiu uma matéria denunciando que em Mirandiba havia funcionários fantasmas e outros laranja.

Do blog de Jamildo