Relembre 5 destaques dos times de futebol pernambucanos

Foto de Vladislav Igumnov por Unsplash

Em 21 de janeiro de 1945 o jogador Ademir Menezes fazia história como o primeiro pernambucano a vestir a camisa do Brasil em uma partida oficial. A vitória por 3 a 0 foi a primeira de muitas.

A história do futebol pernambucano começa praticamente junto ao nascimento do esporte no país. O primeiro relato de uma partida de futebol no estado é de 1902. Um pouco depois, em 1905, ocorreu a primeira prática dentro de um clube, a princípio criado para esportes náuticos. O resto é história.

Desde 1915, o Campeonato Pernambucano de Futebol reúne anualmente os maiores times e atletas em busca do título de melhor clube do estado. Para este texto, nós selecionamos 5 momentos de times de futebol e atletas pernambucanos com relevância para a história do futebol nacional.

1 – A vitória histórica do Brasileirão de 1987

O Brasileirão é a principal competição entre os times do país, reunindo os principais nomes dos campeonatos estaduais. Em 1987, o Sport teve uma participação histórica, conquistando o título em uma final contra o Guarani. Na edição anterior, o time tinha conseguido somente a 28ª colocação.

 

2 – A trajetória de Juninho Pernambucano e Rivaldo

Quando falamos sobre destaques do futebol pernambucano, é interessante dedicar um espaço para os maiores futebolistas do estado. Os dois principais nomes que se destacam são Rivaldo, que defendeu a seleção brasileira entre 1993 e 2004; e Juninho, que jogou pelo Brasil entre 1999 e 2006.

 

3 – Sport é o líder do Campeonato Pernambucano de Futebol

O Sport é o time pernambucano com mais títulos do campeonato estadual, tendo erguido a taça em 42 ocasiões. Naturalmente, isso faz dele um dos líderes nas apostas de futebol online na série B do Brasileirão, onde o time disputa. Aos interessados pela atividade, é interessante descobrir essas odds.

Na plataforma Hollywoodbets, a série B do Brasileirão pode ser encontrada sob os jogos de competições brasileiras, assim como a Série A e alguns campeonatos estaduais. É possível achar também disputas internacionais, incluindo aquelas da La Liga, o campeonato de futebol da Espanha.

Apostadores conseguem conferir os jogos de hoje com odds atualizadas em tempo real, o que permite uma aposta mais informada. Para apostar em alguma das disputas da série B nas próximas semanas, incluindo partidas em que o Sport irá jogar, basta selecioná-las diretamente no site da Hollywoodbets.

 

4 – Rivalidade histórica entre Sport e Náutico

Quem acompanha o futebol pernambucano sabe o quão importante é a rivalidade entre o Sport e o Náutico. A disputa entre os times é tão famosa no futebol nordestino e nacional que recebeu a alcunha de “Clássico dos Clássicos”. Ele é o terceiro clássico mais antigo do país, datado de 1909.

 

5 – Disputa em 1998 teve o maior público da história do estado

O maior público da história do futebol pernambucano foi visto em 15 de março de 1998, durante uma partida entre os rivais Sport e Náutico, a qual terminou em 2-0 para o Sport. Foram mais de 80 mil torcedores no Estádio José do Rego Maciel, mais conhecido pelo apelido carinhoso de “Arrudão”.

Outros números impressionantes foram vistos em partidas entre o Santa Cruz e o Sport, nos anos de 1990 à 1999. O Arrudão, que atualmente comporta 60 mil torcedores, se viu lotado em 7 jogos nesse período. Tudo isso sem mencionarmos o público que acompanhava os jogos pela televisão.

 

Com a chegada de novos talentos dentro e fora da seleção brasileira, a tendência é que os jogadores e times pernambucanos continuem fazendo história. Reconhecer a trajetória daqueles que vieram antes é a única maneira de seguirmos em frente, trabalhando duro em busca de novas conquistas.