Denúncia de carrapato, carne podre e larva em comida do Hospital das Clínicas da UFG

Por G1

 

Estudantes residentes do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, denunciam ter encontrado cabelos, larvas e carrapato em comida servida nos restaurantes universitários. A unidade é administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que terceiriza a alimentação dos alunos de pós-graduação e de pacientes. Empresa responsável pelo preparo da comida preferiu não se posicionar sobre o assunto (vídeo abaixo).

Uma residente, que preferiu não se identificar, relatou ao O Popular que os problemas começaram após a troca da empresa terceirizada que produz e fornece as refeições. A jovem conta que o primeiro episódio aconteceu com ela. “No dia 24 de outubro de 2022, o frango da minha comida estava com um aspecto estragado e com o odor muito forte, aparentando podre”, relata.

Nesta ocasião, a estudante de pós-graduação fez uma reclamação por meio da ouvidoria e solicitou à nutricionista responsável descartar a refeição, pois iria comer em outro lugar. “Então, uma colega encontrou um cabelo, outro achou um carrapato na salada e outro achou uma larva no peixe. Esses episódios não foram no mesmo dia, foram eventos separados e com pessoas diferentes”, afirma.

 

Manifestação

Segundo ela, todos os episódios foram relatados, porém as situações não encerraram e motivaram uma manifestação dos residentes na última terça-feira (24) para solicitar a troca da empresa responsável pela comida. “A gente já não aguenta mais esse tipo de situação, pois corremos risco de vida. Estamos em um hospital e não temos o básico, que é uma alimentação de boa qualidade”, enfatiza.

A estudante de pós-graduação destaca que “muitos” colegas deixaram de comer a refeição oferecida e que passaram a levar comida de casa. “Após as reclamações, eles colocaram um QR Code para avaliar a refeição, mas, apesar disso, achamos cedo dizer que melhoraram”, afirma. Ela explica que a empresa, por exemplo, não disponibiliza o cardápio das refeições.

Denúncia de carrapato, carne podre e larva em comida do Hospital das Clínicas da UFG
Alunos mostram carrapato e cabelo em comida no Hospital das Clínicas — Foto: Reprodução/Redes Sociais.
“Tem questões de horários e tem a questão do cardápio, que a antiga empresa fornecia um mês antes e essa não fornece. A gente precisa disso para se programar, pois pode ter alguém com alguma restrição alimentar. Além disso, se a gente faz uma troca de plantão, ficamos sem alimentação, pois meu nome não vai estar na lista que eles têm”, finaliza.

Apoio

O Fórum Nacional de Residentes em Saúde (FNRS) compartilhou nas redes sociais uma nota de repúdio referente à denúncia dos estudantes de pós-graduação do HC. No posicionamento, a entidade afirma que a mesma comida é servida para paciente, que a alimentação não é de qualidade, que a empresa não serve opções vegetarianas e cobram melhor uso do “dinheiro público”.

 

Posicionamento

Em nota, o Hospital das Clínicas de Goiás afirma que a produção e fornecimento de refeições são realizados pela empresa terceirizada Mais Sabor Gestão em Alimentação Ltda. Também informa que a equipe de nutricionista da instituição revisou a cadeia de produção das refeições e considerou que as situações são isoladas, mas que estão sendo tratadas como grave.

Além disso, alega que instaurou um processo administrativo para apurar a responsabilidade da empresa e aplicar as punições cabíveis. “O Hospital das Clínicas de Goiás está tomando todas as medidas administrativas para a pronta correção, ciente da importância e relevância da segurança alimentar dos pacientes, acompanhantes e residentes”, diz em nota.

A reportagem entrou em contato com a assessoria da empresa terceirizada Mais Sabor Gestão em Alimentação Ltda para solicitar um posicionamento referente a denúncia dos residentes, porém fomos informados que eles não vão se posicionar.

Denúncia de carrapato, carne podre e larva em comida do Hospital das Clínicas da UFG

Protesto contra qualidade da comida servida em Hospital das Clínicas — Foto: Reprodução/Redes Sociais.

Íntegra da nota do HC/UFG

O Hospital das Clínicas de Goiás, em seu direito de resposta, vem a público manifestar acerca dos fatos noticiados por diversos perfis nas redes sociais relacionados ao fornecimento de refeições para pacientes, acompanhantes, residentes e internos no âmbito do HC-UFG/EBSERH.

A produção e fornecimento de refeições ofertadas no âmbito do HC-UFG/EBSERH são realizadas pela empresa terceirizada Mais Sabor Gestão em Alimentação Ltda, contratada através de processo licitatório público e documentado.

Diante das irregularidades identificadas pelo Gestor e Fiscais do contrato, imediatamente foi instaurado processo administrativo para apurar responsabilidades e a aplicação de sanções cabíveis à empresa contratada. Considerando os regramentos constitucionais e legais, todo o processo de apuração exige que seja observado o contraditório e a ampla defesa, sob pena de nulidade do mesmo.

Informamos que, concomitantemente, a equipe de fiscais técnicas desta Instituição, composta por nutricionistas, revisou toda a cadeia de produção da empresa terceirizada, bem como foram pactuados ajustes na rotina de produção. Ante ao que foi observado pela equipe técnica, considera-se que as intercorrências são situações isoladas, no entanto, estão sendo tratadas com a gravidade que o caso requer.

O Hospital das Clínicas de Goiás está tomando todas as medidas administrativas para a pronta correção, ciente da importância e relevância da segurança alimentar dos pacientes, acompanhantes e residentes.

Ressaltamos ainda que o HC-UFG/EBSERH é uma instituição que sempre prezou pela qualidade dos alimentos fornecidos aos seus usuários, bem como aos residentes e internos, contando com uma equipe de profissionais nutricionistas, inclusive residentes em Nutrição, que acompanha todo o processo de elaboração, armazenamento e fornecimento das refeições. Portanto, a direção da instituição tem buscado solucionar o problema o mais breve possível para garantir uma alimentação segura e com qualidade para todos.

VEJA VÍDEO