FAROL com G1PB

Dois suspeitos de integrar um esquema de fraudes em concursos públicos na Paraíba foram soltos nessa quarta-feira (27) e devem responder ao processo em liberdade. A informação é do delegado da Delegacia de Vigilância Geral de Campina Grande, Iasley Almeida, que acrescentou que o mandado de soltura foi expedido pela juíza Shirley Abrantes Moreira Régis, da comarca de Gurinhém.

Eles foram soltos porque o prazo da prisão privisória deles foi encerrado após ter sido extendido por mais cinco dias. Outros dois suspeitos já haviam sido soltos logo depois que foram presos, no dia 18. Um dos que foram soltos hoje é o empresário Almir da Costa Pina, proprietário da Metta Concursos, que está sendo investigada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público da Paraíba devido a essas fraudes, na operação intitulada ‘Gabarito’.

A Metta realizou concurso no início do mês em Serra Talhada e cerca de 90 candidatos procuraram a Câmara de Vereadores para protocolar, junto ao Ministério Público, o pedido de anulação do certame. Vários candidatos relataram que ouviram toques de celular durante a prova, fiscais se ausentando das salas, pessoas terminando a prova às 21h, quando era para entregar às 18h.

Durante o certame na Capital do Xaxado, três pessoas foram presas em flagrante. Elas confessaram que iriam receber o gabarito de alguém e que haviam pago R$ 3.600 para ter acesso ilegalmente às questões. Durante a operação, policiais disseram que tiveram que arrombar a porta da casa do advogado dono da Metta Concursos. Ele foi flagrado jogando provas e documentos pela janela, em um rio que corre atrás da sua residência.