RESULTADOS: Projeto Boa Visão já atendeu mais de 40 mil alunos da rede estadualProjeto que se propõe a reduzir a evasão escolar por meio da identificação de correção de doenças e problemas oftalmológicos em alunos, professores e funcionários administrativos das escolas da rede estadual de educação já realizou mais de 40,5 mil consultas oftalmológicas em 480 escolas.

Lançado no ano passado, o projeto Boa Visão já forneceu gratuitamente 22 mil óculos, produzidos pelo Lafepe. A meta é atender, até o final de 2014, 762 mil estudantes e profissionais das escolas estaduais.

Os investimentos devem atingir R$ 8,6 milhões. O Boa Visão é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio das secretarias de Saúde e Educação, que se estende a 1.112 unidades educacionais da Região Metropolitana do Recife ao Sertão. Em cada Regional de Saúde, professores e funcionários administrativos das escolas foram capacitados para realizar a triagem dos alunos no próprio ambiente escolar. Para isso, eles receberam orientações sobre as principais doenças oftalmológicas e, nos casos suspeitos, eles são encaminhados para consultas oftalmológicas.

Veja também:   ELEIÇÕES: Eduardo diz que plano de governo está sendo feito por 'brasileiros reais'

“Esse projeto vem ajudando muito no rendimento dos alunos, uma vez que problemas visuais afetam a aprendizagem, e podem gerar repetências ou evasão escolar. Além disso, estamos detectando precocemente e tratando os mais diversos problemas tais como miopia, hipermetropia, estrabismo, astigmatismo e ambliopia”, destacou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Figueira.

Segundo a equipe técnica do projeto, o diagnóstico precoce de alterações visuais é fundamental para o desenvolvimento físico e psicossocial dos alunos. Estatística – De acordo com os dados da Sociedade Pernambucana de Oftalmologia, do público previsto no projeto, de 726 mil pessoas, cerca de 30% dos alunos que passarem pela triagem precisarão se consultar com um oftalmologista. Desses, 62% devem ter indicação para usar óculos, totalizando mais de 157 mil.

Veja também:   Política: Após mobilizar mais de 26 mil pessoas, PTB vai preparar plano de governo

Nas consultas com o oftalmologista, são realizados exames de tonometria, que mede a pressão sanguínea dos olhos, e de fundoscopia, que analisa o fundo do globo ocular. Além das consultas, os alunos e funcionários poderão adquirir óculos, gratuitamente, e os que apresentarem problemas com necessidade de intervenção cirúrgica serão encaminhados para as unidades de saúde do Governo do Estado.

Com informações das secretarias de Saúde e Educação de Pernambuco