ANTENA LIGADA

Durante 2011, o FAROL foi testemunha de alguns episódios que marcaram o noticiário político de Serra Talhada. Faremos agora uma breve retrospectiva em nome da memória política da cidade. Afinal, 2012 será emocionante e alguns destes fatos poderão ser contados nas ondas do rádio.

INFLAÇÃO DE CANDIDATOS

No primeiro trimestre do ano, tivemos uma hiper-inflação de pré-candidatos pelo grupo “azulão” na Capital do Xaxado. Acreditando que este adjetivo (azulão) ainda existe, apareceram para a disputa: Paulo Melo, Luciano Duque, Roberto Saraiva, Sebastião Oliveira e Faeca Melo.

A querela durou pouco tempo, uma vez que o principal troféu era o apoio do prefeito Carlos Evandro (PR).  “Paulão” ensaiou um namoro com o PT, mas acabou nos braços de Sebá. Mesmo destino de Faeca Melo. Com o grupo rachado, Duque saiu na vantagem, mas não tem garantia de vitória. Os ventos de 2011 ainda vão fazer muito estrago no ano que se aproxima.

QUE FIM LEVOU?

E por falar em vento, que fim levou o empresário Roberto Saraiva? O “menino” era só animação e já fazia planos para uso do terno. Segundo ele, a relação com o prefeito era “inquebrável”. Mas na política qualquer aço tem raiz de cristal. O que era doce se quebrou. A questão é que Roberto sempre foi um fiel patrocinador das campanhas azuis. Perguntar não ofende: qual será o papel de Saraiva em 2012?

O ANÚNCIO

Sem dúvidas, o anúncio feito pelo deputado Inocêncio Oliveira (PR), em junho passado, foi o clímax do ano. O deputado bradou que Luciano seria o seu candidato a prefeito e de quebra, ainda “queimou” o ex-prefeito Geni Pereira. Sebastião  Oliveira chegou no final do ato, na sede do Partido da República(PR), em Recife, no maior desencanto. Era o início do racha entre antigos aliados.

A MARCHA-RÉ 

Até hoje ninguém entendeu nada sobre o recuo de Inocêncio, que três meses depois fez de conta que não tinha anunciado nada. Com um incrível jogo de cintura, em setembro o “cacicão” disse que agora era Sebá. Nova reviravolta e alvoroço entre aliados. Foi o inicio do desespero do pré-candidato Luciano Duque.

PETISTA DE CARTEIRINHA

Agora, com o vice-prefeito Luciano Duque no PT, a relação entre ambos parece oscilar. Os momentos de gangorra vêm sempre criando fatos na cidade. O PT é governo mas participa de um movimento de oposição que ainda não disse para que veio.

E O MCC?

O Movimento Cidadania Consciente (MCC) nasceu de um jeito e vai sumir de outro. Hoje, a luz amarela acendeu e o MCC pode entrar nos anais do fiasco político. Não tem rosto e nem coração. É um forte candidato a uma espécie de “Frankstein” político.

EDUQUE X A PERFEIÇÃO

A temperatura aumentou nesta reta final de ano. Depois da faixa em praça pública, dizendo “Sebá é Perfeito”, o calor entornou e veio o contra-ataque. Centenas de adesivos do Eduque você também invadiram a cidade. Há poucos dias a Justiça teve que intervir para dá um basta.

E AUGUSTO CÉSAR?

O deputado Augusto César entrou na disputa mesmo com o grupo combalido. O “galego” se transformou na pedra fundamental e o seu apoio pode ser decisivo. Ele (Augusto) quer fazer de Fonseca Carvalho o candidato do PTB. O problema  é que esqueceu de combinar com o seu grupo político.