Chegamos ao final de 2012 e Serra Talhada não recebeu a tão sonhada águas do Rio São Francisco, via Adutora do Pajeú. As promessas surgiram ainda durante a campanha eleitoral, quando em tom de provocação, o secretário de Agricultura de Pernambuco, Ranilson Ramos, disse que os adversários do governo seriam convidados a beber das águas do ‘velho Chico’.

Em outubro, logo após as eleições, foi a vez do governador engrossar o ‘rosário de promessas’. Após criticar a Companhia Eletricitária de Pernambuco (Celpe) o socialista anunciou: “A água chegará até o final de dezembro em Serra Talhada e até junho em Afogados da Ingazeira”, declarou Eduardo Campos, na época, recebendo aplausos de uma multidão em Afogados da Ingazeira.

O último a vender ilusões foi o próprio ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que chegou até a anunciar a vinda da presidente Dilma Roussef à Serra Talhada para inaugurar a obra. “A presidente Dilma me pediu uma agenda em Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. Ainda em dezembro, por volta dos dias 19 e 20, a nossa expectativa é que ela (Dilma) visite Serra Talhada para inaugurar a Adutora do Pajeú”, declarou o ministro durante entrevista a Rádio Folha. Por enquanto, apenas as promessas rolaram. Já às águas…