Uma matéria publicada na Revista Exame (SP), deste mês, denuncia que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), reduziu um imposto sobre o querosene de aviões para beneficiar uma empresa de aviação de Caruaru, a Noar – que tem como proprietários Jorge Espíndola Rodrigues e Luiz de França Leite, sócios do deputado Inocêncio Oliveira na TV Asa Branca, afiliada à Rede Globo.

A matéria intitulada Só no Brasil – Tributação: um voo raso, publicada em 21 de março de 2012 e escrita pelo jornalista Márcio Krohen, insinua que o governador reduziu de 25% para 4% a alíquota do imposto de Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) sobre o querosene de aeronaves para privilegiar empresários ligados ao deputado. E fala da forte ligação de Inocêncio com os dois lados: os sócios da TV que ganharam o benefício e com Eduardo Campos, que autorizou a lei.

De acordo com a reportagem, atualmente, das 14 empresas regionais de aviação apenas a Noar levou a melhor com a redução do ICMS, uma vez que o desconto se estende para aviões com capacidade de transportar até 35 passageiros.

“Em 2012, um dos raros incentivos criados no Brasil para promover a aviação regional completa dois anos de existência e de utilidade duvidosa”, denuncia a matéria. “A Noar foi autorizada a voar em 12 de maio de 2010, no mesmo dia em que a lei de redução de ICMS entrou em vigor. Em julho de 2011, porém, a licença foi suspensa após uma de suas aeronaves sofrer um acidente e matar 16 pessoas”. A inspeção feita em seguida, provou que a empresa sequer tinha um centro de manutenção, frisa a reportagem.

Atualmente, o deputado Inocêncio Oliveira vem dando suporte aos empresários de Serra Talhada que fazem o movimento “Aeroporto Já”, que prega uma uma ampla revitalização do espaço na Capital do Xaxado. Acredita-se que aviações de pequeno porte, como as da Noar, sejam uma das saídas para que o tão esperado aeroporto de Serra Talhada passe a funcionar com rotas diárias ou semanais. “A lei que serviu a uma única empresa permanece em voo raso”, finaliza a matéria da Exame.