Roubo de energia em fábrica de bolos e biscoitosDo G1 Pernambuco

 

Uma fábrica de bolos e biscoitos, em Camaragibe, no Grande Recife, foi flagrada em uma ação contra o roubo de energia elétrica. Nesta terça (18), a Neoenergia Pernambuco informou que o volume desviado pela empresa foi de 106.000 kWh. Essa quantidade seria suficiente para abastecer cerca de 560 casas por um mês.

Por meio de nota divulgada nesta terça (18), a concessionária que atua em grande parte de Pernambuco informou que realizou uma inspeção na Bonnamesa Alimentos. A empresa fica na Avenida Ademar de Barros.

Ainda de acordo com a Neoenergia Pernambuco, as equipes técnicas constataram um desvio antes do medidor. Essa prática impedia o registro do consumo de energia elétrica.

A ação foi promovida pela área de inteligência da empresa. Segundo a companhia, toda energia não medida será cobrada por meio de processo administrativo.

Na nota, a concessionária disse, ainda, que fraude na fábrica foi retirada e o cliente foi regularizado. Assim, a energia voltou a ser medida de forma regular.

A Neoenergia informou que casos de roubo e energia interferem nos aumentos de contas de luz. “Todos os anos, no momento de calcular o valor do reajuste tarifário, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inclui no cálculo um percentual relativo às perdas derivadas dessas condutas”, disse a empresa.

Roubo de energia é crime e está sujeito a penalidades do Código Penal Brasileiro. A prática também representa riscos de acidentes graves.

Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação. É possível, por exemplo, ligar para o telefone 116.